Inscrições para Encontro Nacional de Bancários com Deficiência vão até dia 11

A Contraf-CUT realizará no próximo dia 16 o primeiro Encontro Nacional de Bancárias e Bancários com Deficiência. O evento será na sede da confederação, em São Paulo, e discutirá a elaboração de uma política do movimento sindical para a organização destes trabalhadores. O evento é aberto à participação de todos.

A programação inclui uma exposição com o tema “Trabalhador com Deficiência – Inclusão X Assistencialismo”, apresentada por Luiz Soares da Cruz, o Lulinha, ex-assessor em Cidadania do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC e Assessor de Políticas para as Pessoas com Deficiência da prefeitura de São Bernardo do Campo. Haverá também uma leitura crítica do Programa Febraban de Capacitação Profissional e Inclusão da Pessoa Com Deficiência no Setor Bancário e a discussão do texto base do Coletivo Nacional da CUT.

“O movimento sindical precisa estar sempre atento às ações dos bancos nesse tema, por isso vamos promover uma discussão sobre o projeto. É importante que a categoria se aproprie desse tema”, avalia Deise Recoaro, secretária de Políticas Sociais da Contraf-CUT.

Outra importante atividade que será realizada durante o evento é a definição das formas de organização dos bancários e bancárias com deficiência. Deise destaca a importância da ampla participação de sindicatos e bancários de base no evento para que a categoria se envolva cada vez mais no debate. “Em algumas bases, como Rondônia, o sindicato decidiu trazer um bancário da base. É uma experiência muito rica e que pode servir para colocarmos em prática a inclusão das pessoas com deficiência”, afirma.

Nacional

Nos dias 21 e 22 acontece o Encontro Nacional do Coletivo de Trabalhadores/as com Deficiência da CUT. O dia 21 é o Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência e a data será marcada por um ato público nacional que acontece em São Bernardo do Campo. Durante a manifestação está prevista a assinatura, por várias entidades, do protocolo de adesão à Campanha da Acessibilidade “Siga essa idéia”. No dia seguinte, haverá o encontro propriamente dito, onde serão reunidas as propostas de emendas e acréscimos ao texto enviado às estaduais e ramos para apreciação em seus eventos regionais.

O objetivo do encontro é não só organizar a militância cutista sobre o tema, mas sensibilizar a sociedade sobre as dificuldades cotidianas das pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida, como o preconceito, a falta de acessibilidade e a dificuldade de acesso ao mercado de trabalho, entre outros.

Serviço:

Data: 16 de setembro de 2009
Horário: 9h30 às 16h45
Local: Auditório da Contraf-CUT (Rua Líbero Badaró, 158 – 1º andar – São Paulo/SP)
Prazo para inscrição: dia 11 de setembro, através do email [email protected]
Taxa de inscrição: não haverá taxa de inscrição. Todas as despesas correm por conta de cada entidade.

Veja a programação completa do evento:

09:30 Abertura

10:00 Exposição
Trabalhador(a) com Deficiência: Inclusão x Assistencialismo
Luiz Soares da Cruz (Lulinha), ex-assessor em cidadania do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC e Assessor de Políticas das Pessoas com Deficiência da Prefeitura de São Bernardo do Campo/SP.

10:40 Café

11:00 Debates

11:40 Leitura crítica:
Programa Febraban de Capacitação Profissional e Inclusão de pessoas com Deficiência no Setor Bancário.

ALMOÇO

14:00 Discussão e formulação:
Texto base do Coletivo Nacional CUT
Participação do Ramo no Ato e Encontro Nacional em São Paulo

15:00 Formas de organização dos bancários e das bancárias com Deficiência.

16:00 Café

16:15 Encaminhamentos

16:45 Encerramento

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram