HSBC ameaça mudar sede de Londres se governo desagregar grandes grupos

Financial Times
Patrick Jenkins

O HSBC divulgou seu mais claro aviso até hoje de que bancos britânicos mudarão sua sede para o exterior, se a Comissão sobre o Setor Bancário nomeada pelo governo britânico vier a decidir que grandes grupos devem ser desagregados.

Stuart Gulliver, diretor da divisão de investimentos do banco e favorito à sucessão de Michael Geoghegan no posto de executivo-chefe, disse ontem estar “realmente preocupado” com que a Comissão recomende que os “bancos universais” (com atividades de investimento, além de contas correntes e empréstimos), como o HSBC, devem separar sua atividade varejista de suas atividades mais arriscadas como banco de investimentos.

“É claramente possível que essa comissão produza uma recomendação para que os bancos sejam desagregados”, disse Gulliver, em conferência patrocinada pelo Nomura, um banco japonês. “[Isso] claramente, tem implicações significativas sobre nossa escolha de um lugar para sede de nossa instituição.”

Os comentários vêm na esteira de sugestões mais veladas do Barclays e do Standard Chartered, no mês passado, de que poderiam transferir-se para a Ásia ou EUA, se forem ameaçados de desagregação. O HSBC quase certamente escolheria Hong Kong para sua nova sede.

Em janeiro, o HSBC mudou seu executivo-chefe para Hong Kong, mas o banco tem negado sistematicamente que pretenda transferir sua sede. “Quero ser bem claro. Nossa preferência é permanecermos sediados no Reino Unido”, reiterou Gulliver, ontem.

A comissão sobre o setor bancário foi nomeado pelo governo de coalizão para analisar uma série de problemas no mercado bancário, entre eles os riscos inerentes a estruturas de bancos universais e competição nas atividades de bancos varejistas e dos que atendem empresas. Presidida por Sir John Vickers, o ex-diretor do Office of Fair Trading, a comissão deverá dar mais detalhes sobre seu foco até o fim deste mês.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram