Funda‡Æo Perseu Abramo comemora seus dez anos

(São Paulo) Instituída pelo Partido dos Trabalhadores em 1996, a Fundação Perseu Abramo é hoje um espaço permanente de debate e elaboração de sínteses teóricas e programáticas sobre os grandes temas relacionados à sociedade brasileira. Voltada à formação política e ao debate dentro e fora do partido, a Fundação promove seminários e debates, edita livros de autores nacionais e internacionais, realiza pesquisas nacionais sobre temas sociais, preserva a memória do Partido dos Trabalhadores e da esquerda brasileira, e coloca sua produção à disposição do público no portal (www.fpabramo.org.br).
  
Para comemorar seus 10 anos, a Fundação promove no próximo sábado, dia 16/12, um coquetel para reunir amigos e colaboradores. Durante o coquetel será lançado o livro Pela democracia, contra o arbítrio: A oposição democrática, do golpe de 1964 à campanha das Diretas Já., organizado por Flamarion Maués e Zilah Wendel Abramo, que reúne depoimentos extraídos das “Páginas Especiais” do portal da FPA. O livro reúne mais de 100 autores, entre operários, estudantes, militantes políticos e militantes dos movimentos sociais, intelectuais, jornalistas, professores, artistas, médicos e muitos outros que  tratam de temas como o AI-5, o assassinato de Vladimir Herzog, a atuação do movimento estudantil, a anistia, as greves do ABC, o nascimento do Partido dos Trabalhadores, e o movimento das Diretas Já.
    

Entre as iniciativas da Fundação Perseu Abramo nos últimos dez anos, destacam-se:
 
Debates – Nos seus 10 anos de existência, a Fundação Perseu Abramo realizou seminários sobre economia, reforma agrária, reforma sindical, integração na América Latina, democratização no parlamento, mulher brasileira, juventude, entre muitos outros. Também promoveu conferências internacionais voltadas ao debate de temas como a integração entre a América do Sul e a União Européia. Em seu portal, a Fundação oferece mensalmente análises de conjuntura por meio dos dois boletins Periscópio e Periscópio internacional.

Formação – parlamentares e filiados ao PT têm prioridade nas iniciativas de formação da Fundação. Além de editar cartilhas e vídeos para formação política, foi criado o site especial PT no Parlamento no portal para atender a demandas de parlamentares que ali encontram textos sobre a atuação parlamentar e relatos de experiências.

Pesquisas de opinião – Entre as pesquisas realizadas estão A situação da mulher brasileira nos espaços público e privado (2001), Juventude: Cultura e Cidadania (1999), Discriminação Racial e Preconceito de Cor no Brasil (2003), Imagem partidária e Cultura política (2006), entre outras. Em 2006, o Núcleo de Opinião Pública dedicou-se à pesquisa Idosos no Brasil, numa parceria com o SESC, e que deverá ser divulgada no início de 2007.

Livros – A Editora Fundação Perseu Abramo já publicou mais de cem títulos, destacando temas atuais da vida brasileira como mídia, políticas públicas,  juventude, cultura, política internacional, entre outros. Entre os autores, destacam-se Marilena Chaui, Aloysio Biondi, Emir Sader, Bernardo Kucinski, Maria Victoria Benevides, Eduardo Suplicy, Walnice Nogueira Galvão, Chico de Oliveira, Antonio Candido, Paul Singer, Maria da Conceição Tavares, entre outros.

Revista Teoria e Debate – É referência na esquerda brasileira. Completa 19 anos de circulação ininterrupta e ganha agora novo projeto gráfico e editorial para apresentar o debate sobre a conjuntura nacional e internacional por meio de artigos, reportagens especiais e  resenhas.

Memória – O acervo referente aos 26 anos do Partido dos Trabalhadores está sob a responsabilidade do Centro Sérgio Buarque de Holanda, que além de microfilmá-lo, promove debates e edita livros referentes à história do país. O projeto História Oral está reunindo depoimentos de vinte e cinco lideranças petistas que contribuíram para a fundação e consolidação do partido. Além do atendimento a pesquisadores no próprio Centro, uma parte da documentação pode ser consultada no portal da Fundação.

 

Fonte: FPA

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram