For‡a Sindical falsifica material em nome do Sindicato de Porto Alegre

(Porto Alegre) A juíza Kátia Elenise Oliveira da Silva concedeu na tarde desta sexta-feira, dia 27, uma liminar que determina a busca e apreensão dos panfletos apócrifos com o nome do jornal O Bancário, do Sindicato dos Bancários de Porto Alegre e Região (SindBancários), que foram distribuídos pela manhã por militantes da Força Sindical, usando adesivos de Alckmin e Yeda, em frente ao prédio da Direção Geral do Banrisul, no centro da capital.

 

O material possui informações grosseiras e mentirosas contra o candidato a governador da Frente Popular, Olívio Dutra, para confundir os bancários. Um dos ataques diz que "na gestão de Olívio, o Banrisul extingüiu o anuênio", o que não é verdade. Até hoje, os bancários que optaram em não vender essa conquista, como facultava uma convenção coletiva da categoria, continuam agregando valor a cada ano que passa.

 

O secretário-geral do SindBancários, Fábio Soares Alves, afirmou que "a liminar mostra que a Justiça usou de sabedoria na busca e apreensão do material, pois é um documento sem assinatura, de baixa qualidade política, que usa de acusações levianas e ainda utiliza ilegalmente o nome do jornal do Sindicato, que é feito há mais de 70 anos com a assinatura dos responsáveis".

 

"Lamentamos que os militantes da Força Sindical utilizem esse expediente para fazer campanha para os tucanos", completou Fabinho.

 

O SindBancários tomou conhecimento da entrega do material, através de denúncias de vários banrisulenses, indignados com a tentativa de manipulação da categoria. Vários dirigentes sindicais foram até o local, onde testemunharam a distribuição dos falsos jornais e exigiram a suspensão imediata da panfletagem.

Os militantes da Força Sindical responderam com empurrões, socos e pontapés. A confusão só terminou com a chegada de soldados da Brigada Militar. Depois, diretores do SindBancários e militantes da Força Sindical foram até a 1ª Companhia de Polícia Militar, na Praça XV de Novembro, onde foi feito um boletim de ocorrência.

 

A representação para a Justiça Eleitoral foi apresentada pela advogada Maritania Lúcia Dallagnol. Antes da concessão da liminar, representantes do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) estiveram no Sindicato para saber se o material tinha sido editado pela entidade . "Comuniquei que nós não fazemos materiais apócrifos e que o panfleto em questão apela para baixarias, às vésperas do segundo turno no Estado, o que merece o repúdio da categoria", informou o diretor de comunicação do SindBancários, Ademir Wiederkehr.

 

A distribuição desses panfletos ocorreu um dia depois da manifestação em defesa do Banrisul como banco público, realizada na manhã desta quinta-feira pelo Sindicato e Federação dos Bancários do RS no mesmo local. Na oportunidade, foram distribuídos adesivos com os dizeres “Não abra mão do patrimônio gaúcho. Defenda o Banrisul”, além de uma carta aberta à população.

 

Fonte: Seeb PoA

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram