Fetec SP lan‡a v¡deo sobre os 17 anos da entidade

(São Paulo) Nesta quinta-feira, dia 29, a Fetec/CUT-SP promove um café-da-manhã para lançar um vídeo em que conta os dezessete anos de história da entidade. O documentário relembra o nascimento da entidade, no dia 9 de dezembro de 1989, quando os bancários cutistas encontraram uma brecha na Constituição para criar a nova federação. O vídeo remonta a trajetória da entidade, mas também destaca os desafios do novo milênio frente às transformações no mundo do trabalho.

 

“Quando a Fetec São Paulo nasceu, éramos em oito sindicatos filiados e hoje, depois de um árduo trabalho na organização da categoria, a Federação reúne quinze sindicatos e representa 126 mil bancários. Estes dezessete anos foram de muita luta pela implementação de uma nova estrutura sindical, participativa e com respeito à democracia, contra a onda neoliberal e seus ataques aos direitos dos trabalhadores, pela defesa dos bancos públicos, contra a precarização das condições de trabalho, por novas contratações e pela valorização salarial, além das pressões por maior respeito a clientes e usuários, com campanhas por redução de filas e tarifas e pelo cumprimento do papel social dos bancos, de fomentador do desenvolvimento e crescimento nacional”, enumerou Sebastião Cardozo, o Tião, presidente da Fetec São Paulo.

 

A equipe de imprensa da Fetec levou meses para produzir o vídeo. Todos os quinze sindicatos filiados foram visitados para o recolhimento de diversos depoimentos. Também foi feita uma extensa pesquisa a acervos bibliográficos e iconográficos. Além do vídeo, que tem 44 minutos, o projeto engloba uma revista histórica de 32 páginas e um clipe com os momentos mais marcantes da trajetória da Fetec SP.

 

“Além do resgate histórico, todo esse material visa subsidiar a ação e a formação de novos quadros dentro do movimento sindical bancário. Nosso objetivo é trazer a história recente do sindicalismo bancário, desde a maior greve da categoria em 1985; passando pelas insatisfações com a estrutura sindical vigente e pela coragem que as lideranças daquela época tiveram ao transgredirem regras para a criação da primeira federação cutista até chegarmos ao primeiro passo rumo ao fim da unicidade sindical, quando o Ministério do Trabalho oficializa a Fetec SP autorizando a existência de duas federações em uma única base sindical”, antecipa a diretora de Imprensa da Fetec SP, Valeska Pincovai, uma das responsáveis pela realização do projeto.

 

“Queremos mostrar quem foram as pessoas que deram o pontapé inicial para a criação da Fetec SP, de onde elas vieram e o que elas pensavam de forma a apontar caminhos para a geração que aqui está, vivenciando uma nova realidade nos bancos, onde o número de bancários já é menor do que de outros trabalhadores, num universo onde todos realizam as mesmas atividades tipicamente bancárias”, complementa a diretora executiva da Fetec SP, também responsável pelo projeto, Maria Aparecida Antero.

 

O lançamento do vídeo, com café-da-manhã, será às 9h, no Hotel Braston, em São Paulo.

 

Fonte: Contraf-CUT, com informações da Fetec SP

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram