Fetec SP convoca audiˆncia p£blica sobre seguran‡a banc ria

(São Paulo) No último período, de um total de 495 mil UFIR’s de multas aplicadas por descumprimento da lei de segurança privada, 430 mil foram direcionadas aos bancos. Dentre as principais irregularidades constatadas estão falta de vigilância ostensiva e de vigilantes, ausência de plano de segurança e alarmes inoperantes.

 

Em praticamente todo o país, os sindicatos enfrentam inúmeras dificuldades para fazer as instituições financeiras cumprirem a lei 7.102, regulada pela portaria 992/95 da Polícia Federal, de segurança privada. Os bancos insistem em não investir em mecanismos de segurança, facilitando assim a ação de assaltantes e, conseqüentemente, colocando em risco a vida de bancários, clientes e usuários.

Preocupada com a questão, a FETEC/CUT-SP, vem, desde o início do ano, aprofundando o tema em debates com os sindicatos e a Polícia Federal, atividades que já resultaram em parceria com a PF, no sentido de melhor encaminhar denúncias e fiscalizações.

 

Para dar continuidade às ações, a FETEC SP está convocando para o dia 19 de maio audiência pública na Assembléia Legislativa de SP. “A idéia é envolver a sociedade nesse debate, de forma a ampliarmos as pressões sobre os bancos para que assumam a sua responsabilidade frente à segurança de seus empregados e com a população em geral”, explica o diretor da FETEC SP, Gutemberg de Souza Oliveira.

Durante o evento, a FETEC SP deverá protocolar na Casa dossiê listando os inúmeros casos no estado de falta de segurança nos bancos. Cópias do documento também serão encaminhadas à Comissão de Segurança da Alesp, ao Secretário de Segurança Pública e ao Superintendente da Polícia Federal de São Paulo.

 

Para subsidiar o material, os sindicatos filiados devem listar as ocorrências em suas bases, como assaltos e seqüestros a bancários, bem como as agências com irregularidades frente à lei 7.102. A documentação deve ser remetida à Secretaria Geral da FETEC SP, até 16/05, por sedex. Mais informações podem ser obtidas com Gutemberg. 

Serviço

Audiência pública sobre segurança bancária
Dia e hora: 19 de maio, às 10h
Local: Assembléia Legislativa de SP – Av. Pedro Álvares Cabral, 201 em frente ao Parque do Ibirapuera.

Fonte: Lucimar Cruz Beraldo – Fetec SP

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram