Fetec-SC cobra fortalecimento do Besc, nÆo sua incorpora‡Æo

(Florianópolis) As entidades sindicais bancárias que compõem a Federação dos Trabalhadores em empresas de Crédito – FETEC/CUT-SC, coordenadora do Movimento em Defesa do Besc Público, foram surpreendidas com a informação atribuída ao Secretário do Tesouro Nacional de que foi definido que o Banco do Brasil irá incorporar o BESC, sendo destinado R$ 300 milhões ao Governo do Estado e liberando-o para que a venda da conta salário dos funcionários públicos.

 

Apesar dessa decisão e das informações ainda não permitir avaliar de modo claro como seria esse processo de incorporação, o fato de o governo estadual estar liberado para vender a conta salário atualmente mantida no BESC, sinaliza de modo claro o esvaziamento operacional do banco no decorrer dessa suposta incorporação.

 

A simples incorporação do BESC pelo Banco do Brasil significará a duplicidade de atendimento em 144 municípios num total de 172 agencias, ou seja, quase 70% da estrutura do BESC. Somando essa duplicidade na estrutura com a perda das contas do governo do estado não é difícil imaginar o desaparecimento do BESC no médio prazo. Essa situação contraria todo o esforço feito nos últimos 10 anos pela forças políticas, entidades do movimento sindical e social que defendem a manutenção do BESC público.

 

Desse modo deve ficar claro que o compromisso assumido em campanha eleitoral pelo governo federal e estadual pela não privatização da instituição, não pode significar a adoção de uma alternativa que tenham os mesmos efeitos, com a redução da estrutura de atendimento, funcional e operacional do BESC.

 

Assim, as entidades sindicais que compõem a FETEC/CUT-SC e o Movimento em Defesa do Besc Público, alerta que defende outras soluções que diferem de uma simples incorporação ao Banco do Brasil. Qualquer alternativa para o BESC deverá prever o seu fortalecimento, assegurar a sua perenidade não apenas por mais alguns anos, aumentar a sua área geográfica de atuação e o seu portfólio de produtos e serviços, adequando-o ao papel de um banco público.

 

Jacir Zimmer

Coordenador da Secretaria Geral da FETEC/CUT-SC

Presidente do Sindicato dos Bancários de Florianópolis e Região.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram