Feeb BA/SE faz semin rio sobre sa£de em Irecˆ

(Salvador) Acontece amanhã, em Irecê, das 9h às 12h30, o Seminário Saúde e Previdência promovido pela Federação dos Bancários, com o apoio do SEEB/Irecê. No encontro serão debatidas as doenças ocupacionais e as orientações médicas e legais sobre a questão. A Dra. Rita Melo fará uma exposição sobre as LER/DORT e José Barberino, diretor do Departamento de Saúde do SEEB/BA, falará sobre as mudanças no Copes (Programa de Cobertura Previdenciária Estimada). A diretora de Saúde da Federação, Edna Casaes, também estará participando do seminário.

 

Mudanças no Copes

Após grande mobilização e pressão, os trabalhadores conquistaram mudanças no Copes. Desde agosto do ano passado, foi iniciada uma série de atividades para chamar a atenção das autoridades, com inúmeras passeatas, assembléias e reuniões.

 

Desta forma, houve alteração no Pedido de Prorrogação (PP), que permite ao trabalhador fazer um número ilimitado de adiamentos da licença por motivos de doença. Além disso, o Atestado de Saúde Ocupacional (ASO), em casos de inaptidão para a volta às atividades laborais, garante ao empregado um novo benefício após o término da cobertura previdenciária.

 

A mobilização pela garantia e ampliação dos direitos adquiridos deve continuar. Aproximadamente 130 sindicatos assinaram documento considerando que as mudanças ocorridas ainda são insuficientes.

 

Fonte: Feeb BA/SE

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram