Estréia nesta segunda programa de rádio dos trabalhadores

(São Paulo) Na próxima segunda-feira, dia 10 de dezembro, os trabalhadores comemoram uma grande vitória no processo de democratização da comunicação. Estréia “Jornal Brasil Atual”, programa de rádio que será apresentado das 7h às 8h, de segunda à sexta, pela emissora Atual FM (94,1), de São Paulo. Com apoio total da CUT-SP, a atração substitui o “Jornal dos Trabalhadores”, que estava no ar desde 2004. Durante a próxima semana, a programação terá boletins especiais e a partir do dia 17/12, a transmissão inicia em tempo integral, com uma hora de duração.

Graças à migração, além da expansão do alcance e da melhoria na qualidade de captação, os ouvintes ganharão ainda com a possibilidade de acessar a atração a partir de qualquer lugar do Brasil e do mundo, via Internet. Basta acessar o site www.radioatual.com.br , no horário da transmissão, e clicar em “Rádio ao Vivo”, no canto superior à direita do endereço.

Segundo Edílson de Paula, presidente da Central Única dos Trabalhadores de SP, a ação representa um grande passo para furar o bloqueio dos tradicionais meios de comunicação em relação aos movimentos sociais. “Além do dinamismo, a radiodifusão possui um poder de penetração fora de série. Em muitos lugares, especialmente os mais pobres e os mais distantes da região metropolitana, o rádio é a única forma de acesso à informação. Com o “Jornal Brasil Atual”, mantemos a missão que iniciamos há três anos de oferecer alternativa aos grandes meios de comunicação, responsáveis por fechar as portas para os interesses de grande parcela da sociedade. Realizamos, portanto, um trabalho de resistência e inclusão social, agora com o adicional de maior qualidade tecnológica”, afirmou.

Com base nas palavras do dirigente é possível observar que o quadro de comunicação do setor Sindical mudou muito. Se antes a única forma de contato com os trabalhadores era o panfleto e os jornais, hoje, além da rádio, o segmento possui também a Revista do Brasil, iniciativa com um ano e meio de vida, presente na casa de 300 mil famílias brasileiras e que a partir de dezembro também estará disponível nas bancas brasileiras.

O apresentador e a estrutura
Com 33 anos de profissão, Oswaldo Luiz Vitta, o “Colibri”, apresentador do Programa “Jornal Brasil Atual” iniciou a carreira de jornalista como repórter do Jornal da Semana, de São Paulo. Desde então, colaborou com diversas emissoras de rádio e TV, além de jornais impressos. Como repórter, trabalhou, entre outros, nos jornais Diário Popular, O Estado de São Paulo, O Globo, Folha de São Paulo e Folha da Tarde. Foi também editor-chefe da Rede Bandeirantes, editor da TV Globo e produtor e repórter da TV Tupi. Na Revista placar atuou como Chefe de Reportagem e na rádio Globo foi repórter e produtor musical.

Entre os prêmios que recebeu, Colibri destaca a eleição do São Paulo Zero Hora, em 1978, na rádio Globo, como melhor programa de rádio segundo votação da Revista Veja e o reconhecimento do Show do Esporte, em 1984, eleito pela ACEESP como melhor programa esportivo da TV.

O primeiro programa ligado ao ambiente Sindical, que o jornalista dirigiu foi a Rádio dos Bancários em 1992, na emissora Gazeta. Atualmente, estava à frente do “Jornal dos Trabalhadores”, que apresentou e dirigiu desde o início.

Segundo Colibri, o programa continuará com o tom bem humorado e informal, mas expandirá o foco. “Além do mundo do trabalho, que sempre cobrimos, abriremos mais espaço para a participação de outros segmentos dos movimentos sociais e das entidades ligadas aos direitos humanos. Será algo mais abrangente, mais plural”, explica.

A postura de mídia alternativa diante das emissoras tradicionais que sempre repercutem o mesmo assunto não fica clara apenas na cobertura de política, economia e cultura, mas também nas atrações musicais. “Todas as sextas-feiras, assim como acontecia no “Jornal dos Trabalhadores”, traremos grupos que não estão nas paradas de sucesso, mas possuem qualidade indiscutível. Já passarem pelo estúdio desde cantores como Jair Rodrigues, Inezita Barroso e Rapin Hood até grupos instrumentais como o Quinteto Branco e Preto e Duofel”, lembra.

“A essência continua: mantemos parcerias com instituições como o IDEC e o Dieese, além de representantes do terceiro setor para auxiliar nas análises e na prestação de serviço. Porém, queremos aprofundar nosso diálogo com sites, blogs, revistas, jornais e outras publicações alternativas sem espaço na rádio. A idéia é formar um coletivo capaz de dar voz a uma parcela da sociedade que não tem espaço para se fazer ouvir”, acrescenta.

Estréia
A comemoração pelo início da transmissão do “Jornal Brasil Atual” acontece em grande estilo, no Teatro do Renaissance São Paulo, nos Jardins. Na ocasião, ocorrerá também o lançamento da Revista do Brasil em banca.

Para celebrar a ocasião, haverá ainda o “Seminário Agenda do Brasil”. Já confirmaram presença o Ministro da Previdência Social, Luiz Marinho, e o presidente nacional da Central Única dos Trabalhadores, Artur Henrique.

Jornalistas e convidados debaterão sobre modelos de crescimento econômico, preservação ambiental, distribuição de renda e desenvolvimento humano.

Revista do Brasil
Será transmitido pelo site do Seeb SP, a partir das 8h desta segunda-feira, dia 10, o seminário Agenda Brasil – Desenvolvimento Humano, Crescimento Econômico, Distribuição de Renda e Preservação Ambiental, promovido pela Revista do Brasil.

No formato de roda de debates, com perguntas formuladas por jornalistas a convidados ligados aos temas, serão discutidos assuntos referentes ao crescimento econômico condicionado à preservação do meio ambiente, distribuição de renda, promoção do trabalho decente voltado para o desenvolvimento humano e melhores condições de vida, bem como as políticas públicas e suas propostas para o desenvolvimento sustentável.

O evento será realizado no Teatro do Renaissance São Paulo Hotel. Os interessados devem confirmar presença pelo telefone 3057-0717.

Fonte: CUT SP e Seeb SP

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram