Dia Nacional de Mobilização reúne 10 mil trabalhadores em Belo Horizonte

O ato pelo Dia Nacional de Mobilização da CUT, que uniu as categorias em greve do serviço público de Minas Gerais e sindicatos da base CUTista no Estado, reuniu cerca de 10 mil pessoas na tarde desta quarta-feira (6), no pátio da Assembleia Legislativa.

A manifestação aconteceu durante assembleia estadual dos trabalhadores e trabalhadoras em Educação, cuja greve completa um mês nesta sexta-feira (8). Também estão em greve os servidores da Saúde, os policiais civis e, no dia 12, os trabalhadores do setor de água e esgoto, coordenados pelo Sindágua, vão fazer uma paralisação por reajuste salarial.

O presidente da CUT-MG, Marco Antônio de Jesus, enfatizou a importância da luta da classe trabalhadora em Minas Gerais contra os desmandos do governo do Estado. “Neste Dia Nacional de Mobilização, a Central Única dos Trabalhadores vem reafirmar o seu apoio aos movimentos dos servidores públicos da Educação, da Saúde, da Segurança Pública por melhores salários e condições de trabalho. E para dizer mais uma vez é necessário que os trabalhadores e trabalhadoras façam greves para pressionar o governo do Estado a negociar”, destacou.

“A CUT está na luta com os profissionais da Educação pelo Piso Nacional da Educação e ao lado dos demais servidores, como os trabalhadores da Saúde, que também paralisaram as atividades”, disse o presidente da CUT-MG.

Marco Antônio de Jesus fez questão, também, de condenar as práticas antissindicais do governo estadual. “É necessário dar um basta nas práticas antissindicais e antidemocráticas do governo Anastasia, ao choque de gestão que prejudica o conjunto da classe trabalhadora. Este debate tem ser feito com toda a sociedade”, protestou.

O presidente da CUT-MG reafirmou o compromisso da Central com bandeiras, como a redução da jornada de trabalho de 44 para 40 horas, sem redução dos salários, as lutas e as campanhas salariais do segundo semestre.

“Nosso compromisso é com a mobilização pela aprovação no Congresso Nacional da redução da jornada, o fim do fator previdenciário, a reforma política e a reforma sindical. Com o fim do imposto sindical, uma bandeira histórica da CUT, acabará com os sindicatos cartoriais, que não representam os interesses dos trabalhadores. E surgirão mais sindicatos combativos como o Sind-UTE, o Sindágua e o Sind-Saúde”, afirmou Marco Antônio de Jesus.

Reginaldo Tomaz de Jesus, dirigente do Sind-Saúde/MG e da Diretoria Executiva da CUT-MG, também destacou a união dos servidores públicos em greve e representantes das entidades da base CUTista no Dia Nacional de Mobilização.

“Este dia valoriza ainda mais a nossa luta por salários dignos e melhores condições de trabalho para que possamos acolher a população com mais qualidade. Eu parabenizo os trabalhadores em Educação pelo movimento e, principalmente, agradeço aos professores que ajudaram a despertar o dirigente sindical que existia dentro de mim. Também me orgulho de pertencer à Central Única dos Trabalhadores”, afirmou Reginaldo Tomaz.

Também participaram do ato do Dia Nacional de Mobilização em Belo Horizonte Carlos Magno de Freitas, secretário-geral da CUT-MG; Lourdes Aparecida de Jesus Vasconcelos, secretária de Formação da Central e da direção do Sind-UTE/MG; Elaine Cristina Ribeiro, secretária de Políticas Sociais; Shakespeare Martins de Jesus, da Direção Nacional; Antônio Carlos Hilário, Sebastião Maria e Roges Carvalho dos Santos, da Direção Estadual da CUT-MG, entre outros.

Em Uberlândia, no Triângulo Mineiro, o Coletivo CUTista, potencializando os movimentos dos servidores públicos estaduais, distribuiu 15 mil exemplares de um jornal alusivo ao Dia Nacional de Mobilização, na Praça Tubal Vilela, no Terminal Central de ônibus, nas portarias de grandes empresas, entre elas a Sadia e a Armazéns Martins, e na Universidade Federal de Uberlândia.

Para marcar o Dia Nacional de Mobilização, os metalúrgicos de BH e Contagem, panfletaram em portas de fábricas da região, desde as primeiras horas do dia. Em Juiz de Fora, a CUT Regional Zona da Mata realizou um Ato Público na Rua Halfeld, no calçadão em frente ao Banco do Brasil, no Centro da cidade.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram