Dia Nacional de Luta no HSBC denuncia descaso com empregados e clientes

Bancários do HSBC fizeram nesta quarta-feira o Dia Nacional de Luta para denunciar as demissões que o banco inglês vem promovendo em todo país, além do fechamento de agências, 43 apenas no último mês, e as alterações feitas no PSV/PPR de seus empregados.

Os clientes fazem coro a manifestação dos representantes dos bancários e expressam também a insatisfação com a instituição que fecha agências, impedindo que os trabalhadores prestem um atendimento de qualidade. Não é a toa que o banco lidera o ranking das reclamações do Banco Central. Por outro lado, vem ampliando a abertura das agências “Premier”, direcionada ao público de maior poder aquisitivo.

Automação – estudo publicado nesta segunda, dia 27, pelo Banco Central, revela que apenas 23% das transações bancárias realizadas no Brasil no ano passado foram feitas na boca do caixa. No demais casos, os clientes utilizaram os canais eletrônicos oferecidos pelos bancos.

Os bancos também se valem da Internet para substituir o trabalho bancário, como demonstra o mesmo estudo. De acordo com o estudo do Banco Central, desde 2007, a internet já ocupa a segunda posição como principal canal para transações bancárias, ano em que superou o número de atendimentos em agências. O levantamento destaca também o crescimento de 15,8% no valor das operações realizadas pela internet.

“O fechamento de agências e favorecimento de um segmento demonstra qual é a intenção do banco inglês no País. Usar desta segmentação e ampliar a terceirização dos serviços para lucrar cada vez mais as custas de seus funcionários e clientes”, diz Miguel Pereira, secretário de organização da Contraf/CUT e funcionário do banco.

Veja algumas das manifestações:

* HSBC: Bancários protestam em três agências de Curitiba

* Seeb BH protesta por melhores condições de trabalho no HSBC

* Sindicato de Brasília faz protesto irreverente pelo fim das demissões

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram