Descaso com bancários em licença saúde é denunciado em Alagoas

Diretores do Sindicato durante reunião com deputado Ronaldo Medeiros

O Sindicato dos Bancários de Alagoas esteve na manhã desta terça-feira (3) com o deputado estadual Ronaldo Medeiros (PT), buscando apoio para a luta em defesa dos bancários afastados por motivo de saúde. No contato com o parlamentar, que foi superintendente do INSS, os diretores da entidade denunciaram uma ação orquestrada dos bancos para impedir e suspender as licenças médicas dos trabalhadores, muitos afetados por LER/Dort, problemas psíquicos e outras doenças ocupacionais.

“Entre as artimanhas utilizadas pelas instituições financeiras, uma delas é recusar o resultado da perícia feita pelo INSS e solicitar novo exame. Em outros casos, quando o bancário já está de licença saúde, os bancos o convocam para fazer revisão”, disse o presidente do Sindicato, Jairo França.

Há trabalhadores com cinco ou seis anos de benefício e comprovadamente incapazes para o trabalho que têm a licença suspensa de uma hora para outra, passando a enfrentar sérias dificuldades.

Segundo Ronaldo Medeiros, essa ação dos bancos é ilegal e o INSS não pode compactuar com tais procedimentos. “Não aceitar uma perícia do Instituto e convocar o empregado para fazer revisão é uma forma de assédio moral”, disse ele, acrescentando que só o perito do INSS pode definir se o trabalhador está em condições de trabalhar ou não.

O deputado se colocou a disposição do Sindicato e da categoria bancária para ajudar e orientou que sejam impetradas ações na Justiça para fazer valer os direitos dos trabalhadores. “De cada 100 ações movidas contra o Instituto, 99 dão ganho de causa ao beneficiário”, destacou. Ele ficou de indicar técnicos em previdência para orientar o Sindicato na luta jurídica.

Durante a reunião com o parlamentar, os diretores do Sindicato também buscaram ajuda para combater o descaso dos bancos no atendimento aos aposentados. Foi denunciado ao deputado o recente tumulto e incidente ocorrido no Bradesco Centro, quando pessoas passaram mal e chegaram a desmaiar devido a longas filas, o calor, muita espera e até falta de dinheiro nos caixas eletrônicos.

Ronaldo Medeiros também se dispôs a contribuir para mudar esse quadro, seja através da atuação parlamentar, seja por ações administrativas. Ele lembrou que, no contrato do INSS com os bancos, vários requisitos para atendimento aos aposentados têm de ser cumpridos, sob pena de suspensão do serviço. “Vamos convocar o INSS e esses bancos que não atendem bem para se explicarem na Assembleia Legislativa, onde temos a Comissão de Defesa do Consumidor”, concluiu.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram