Deputados criam subcomissão para tratar da compra do ABN pelo Santander

(São Paulo) A Câmara dos Deputados criou nesta quarta-feira, 17, uma subcomissão para tratar, especificamente, da compra do ABN pelo Santander. O órgão será presidido pelo deputado Daniel Almeida (PCdoB-BA).

O parlamentar disse que também entrará em contato com o Ministério do Trabalho para garantir o cumprimento do compromisso assumido pelo secretario de Relações do Trabalho, Antonio Luiz de Medeiros, que prometeu intermediar uma reunião com os dois bancos. O objetivo é garantir um processo de negociação que vise a construção de um acordo de garantia de emprego. O deputado também aprovou um requerimento que solicita do Cade e ao Banco Central a investigação e informação referente ao negócio.

“Essa subcomissão e o apoio dos parlamentares são fruto da nossa Jornada de Luta, realizada no final de setembro em Brasília. Conseguimos mobilizar o Congresso Nacional e o próprio Ministério do Trabalho, que estão nos apoiando nesta luta pela manutenção do emprego no ABN e no Santander. O caminho ainda é longo, mas vamos continuar lutando, porque não podemos admitir demissões por parte de empresas tão lucrativas”, afirma Marcelo Gonçalves, coordenador da Comissão de Organização dos Empregados (COE) do ABN/Real.

Mudanças no ano que vem
Em resposta à pergunta do senador Eduardo Suplicy (PT-SP) durante audiência na Comissão de Assuntos Econômicos do Sanado, o presidente da Febraban, Fábio Barbosa, que também preside o banco ABN Amro, explicou que a compra do ABN não levará a mudanças imediatas na instituição. Segundo ele, alterações só deverão ocorrer a partir do segundo trimestre de 2008.

“Durante a Jornada de Luta, conversamos bastante com o senador Suplicy. Ele tem nos dado todo o seu apoio. Por iniciativa dele, foi aprovado um requerimento para a realização de audiência no Senado com a presença dos dois bancos, além da Contraf-CUT”, finalizou Marcelo.

Fonte: Contraf-CUT

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram