CUT apóia piso salarial dos profissionais do Magistério Público

A 12ª Plenária Nacional da Central Única dos Trabalhadores, realizada entre 5 e 8 de agosto, em São Paulo, conclama os/as trabalhadores/as de todo o país, e a sociedade em geral, para apoiarem a implementação do Piso Salarial Profissional Nacional dos Profissionais do Magistério Público da Educação Básica, aprovado na forma da Lei 11.738/2008, em votação unânime nas duas Casas do Congresso Nacional.

Seria indispensável relatar as virtudes do Piso Salarial do Magistério, não fosse a insurgência de alguns governadores e prefeitos, representados por suas entidades de secretários de educação (Consed – Conselho Nacional de Secretários de Educação dos Estados e Undime – União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação), que mesmo antes da sanção da Lei pressionam por sua derrubada.

O piso do magistério, além de resgatar a valorização dos professores da educação básica, tem a prerrogativa de ajustar os sistemas de ensino com vistas a melhorar a qualidade do ensino público ofertado, sobretudo, aos filhos da classe trabalhadora e aos próprios trabalhadores. Infelizmente, nas últimas décadas, e em função do grave e premeditado abandono, a escola pública brasileira carrega a pecha de escola de pobre com qualidade ínfima.

A luta histórica dos trabalhadores em educação, aliada ao momento político do Brasil, permitiu a aprovação do piso salarial do magistério e a implementação de outras políticas educacionais de ampla repercussão para a educação. Contudo, as forças reacionárias da política do país, derrotadas nas últimas eleições gerais e no próprio processo de tramitação do Piso, no Congresso, continuam tentando legitimar-se, sem a devida base social, mas por meio de uma poderosa imprensa elitista, em prejuízo da maior parte da sociedade.

A CUT e seus sindicatos filiados apóiam incondicionalmente o Piso Salarial do Magistério, aprovado pelo Congresso, e repudiam as manobras políticas de uma classe que nunca se preocupou em investir na educação pública, emancipadora, gratuita e de qualidade, voltada à promoção do desenvolvimento econômico e social para todos os/as brasileiros e brasileiras.

Por mais investimento público em educação!

Pelo Piso Salarial Profissional Nacional do Magistério!

Pela emancipação de todo o povo brasileiro!

Em defesa da escola pública democrática, de qualidade e para todos!

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram