Contraf participa da 15ª Reunião do Comitê Regional UNI Américas Mulheres

Reunião conta com a participação de dirigentes sindicais de vários países

A 15ª Reunião do Comitê Regional UNI Américas Mulheres começou neste domingo (28), em Buenos Aires, com a participação de 18 representantes de países das Américas do Sul, do Norte e Caribe. A Contraf-CUT está sendo representada por Elaine Cutis, secretária da Mulher da Confederação; Neiva Ribeiro, integrante do Comitê Regional da UNI Américas Mulheres e do Comitê Mundial de Mulheres da UNI; e Erica Godoy, diretora da Fetec/SP.

O presidente da UNI Américas, Ruben Cortina, e a bancária e presidenta da Uni Américas Mulheres, Alejandra Estoup, iniciaram o encontro com uma análise da conjuntura política e econômica nas Américas. Alejandra Estoup também destacou as desigualdades entre homens e mulheres no mundo do trabalho e a necessidade de estratégias do movimento sindical para combater o problema. Pesquisas da OIT demostram que as mulheres ganham 23% a menos que os homens.

Veronica Mendez, diretora Regional de Igualdades e Oportunidades da UNI Global, falou sobre a Conferência Mundial de Mulheres na África do Sul, no ano passado, e as moções aprovadas sobre igualdade de remuneração. Na ocasião, A UNI Global lançou campanha contra a desigualdade salarial. Também entraram na pauta a luta pelo trabalho decente, por políticas públicas de qualidade para trabalhadores e trabalhadoras e o combate permanente de à violência contra as mulheres.

Na abertura da 15ª Reunião do Comitê Regional UNI Américas Mulheres, dirigentes sindicais também deram informes sobre as ações que desenvolvem em seus países para sindicalizar e formar novas lideranças com capacitação para a igualdade de gênero.

O debate continua nesta segunda-feira (29) com o impacto da terceirização na vida das mulheres, ações para o combate à discriminação de gênero e a incorporação dessas cláusulas nas convenções de trabalho.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram