Contraf-CUT promove Semin rio Nacional de Seguran‡a Banc ria nesta 4¦

(São Paulo) De Norte a Sul do Brasil, a insegurança bancária tem crescido de forma alarmante. Pesquisa da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT) revela que, só na categoria, treze bancários perderam a vida em 2006, vítimas da insegurança promovida pelos bancos. No ano passado foram registrados 122 assaltos em São Paulo, número 82% superior ao de 2005. Em Porto Alegre, em janeiro deste ano, foram 16 ocorrências, mesmo número do estado de Minas Gerais. Já no Paraná, ocorrem de três a quatro assaltos por dia nas imediações dos bancos de Curitiba.

 

Diante deste problema que se agrava a cada dia, a Contraf-CUT, a Federação dos Bancários do Paraná, o Sindicato dos Bancários de Curitiba e Região e o Sindicato dos Vigilantes promovem nesta quarta-feira, 30, o 3º Seminário Nacional de Segurança Bancária. O objetivo é fazer uma discussão ampla entre entidades sindicais, governo e bancos para apontar os principais problemas e soluções para proteger bancários, usuários e população de modo geral.

 

“Em muitos casos, a violência deve-se à negligência das instituições financeiras. Apenas em dezembro passado os bancos foram multados em quase R$ 1 milhão por não cumprirem as exigências fixadas na lei pela CCASP”, disse Vagner Freitas, presidente da Contraf-CUT.

 

"O tema é extremamente importante e tem de ser discutido por toda a sociedade, não pode ser tratado com o descaso que os bancos dedicam ao tema", afirma Carlos Cordeiro, secretário geral da Contraf-CUT.

“A expectativa é de participação do maior número possível de entidades sindicais, para que possamos compartilhar experiências e formatar propostas para encaminhar para o governo e à própria Febraban”, sustenta Gutemberg Oliveira, diretor da Fetec São Paulo e representante da Contraf-CUT na Comissão Consultiva para Assuntos de Segurança Privada (CCasp).

 

Durante o seminário, a Policia Federal vai esclarecer as leis e as normas que regem a vigilância no país. Da mesma forma, os vigilantes vão expor as principais dificuldades que enfrentam no dia-a-dia e, as instituições financeiras, o seu plano de segurança. O especialista em segurança privada pela Unicamp, Cléber da Silva Lopez, falará sobre assaltos ocorridos no país e os planos de segurança.

Fonte: Contraf-CUT

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram