Contraf-CUT participa do II Encontro da Mulher Bancária do Espírito Santo

A Contraf-CUT participa nesta sexta-feira e sábado, dias 12 e 13, do II Encontro da Mulher Bancária, promovido pelo Sindicato dos Bancários do Espírito Santo. O evento acontece no auditório da entidade.

Segundo a secretária de Políticas Sociais da Contraf-CUT, Deise Recoaro, “a iniciativa do Sindicato é muito importante e inspiradora, até porque as mulheres merecem um espaço de reflexão à altura da representação que temos na categoria, ou seja, metade ou mais do funcionalismo, dependendo do banco”.

Deise aponta também que “os problemas vividos pela categoria, de forma geral, recaem com mais intensidade sobre os setores mais vulneráveis como as mulheres, os negros, as pessoas com deficiência e o público LGBT”.?

Com o tema “Nosso trabalho sustenta o mundo”, a atividade tem como objetivo reunir as bancárias capixabas para debater sua relação com o mundo e com o mundo do trabalho. O evento também faz parte das comemorações dos 18 anos do jornal Mulher 24 Horas.

Programação

O encontro começa às 18h de sexta-feira, com um coquetel de abertura e com a apresentação da Exposição Fotográfica organizada pelo Sindicato. Logo após, às 19h, a atriz Sueli Bispo apresenta o espetáculo “Oxum e Yemanjá: o encontro das águas”.

Às 19h30, a professora de História da Universidade Federal Fluminense (UFF) e doutora em Filosofia pela Université de Paris, Virgínia Fontes, realiza uma análise histórica da mulher no mundo trabalho e sua inserção no atual estágio do capitalismo.

Na manhã de sábado, as atividades começam com um café da manhã às 8h, e logo depois haverá uma oficina com o facilitador em Biodanza Rogério Silveira. Às 10h30, a professora do Departamento de Ciências Sociais Aplicadas à Educação da UNICAMP, Liliana Segnini, compõe a mesa intitulada “Relações de Gênero no Trabalho Bancário Informatizado”.

À tarde, a secretária de Relações Sindicais do Sindicato, Lucimar de Souza Barbosa, coordena um debate sobre o tema “Igualdade de oportunidades: uma luta de todas e de todos”, com a participação de Antônio Lopes, coordenador do Fórum Estadual LGBT, e Lídia Campos Cordeiro, integrante do Coletivo Santa Sapataria e diretora de Combate às Opressões do DCE da UFES.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram