Contraf-CUT apoia Chapa 1 nas eleições do Sindicato do Rio de Janeiro

Votação começa na próxima terça, dia 14, e vai até sexta, dia 17

A Contraf-CUT manifesta todo o apoio à Chapa 1 – “A Chapa das Bancários”, liderada pela funcionária do Itaú e atual vice-presidente Adriana Nalesso, nas eleições para a nova diretoria do Sindicato dos Bancários do Rio de Janeiro, que começam na próxima terça-feira (14) e se estendem até sexta (17). Integrada por trabalhadores e trabalhadoras de bancos públicos e privados, a Chapa 1 está comprometida com a luta em defesa dos interesses de toda a categoria e da classe trabalhadora.

Compromisso com a unidade nacional

“O Sindicato dos Bancários do Rio é fundamental na construção do projeto de unidade nacional da categoria, que representa hoje mais de 90% dos bancários e das bancárias do país. Com muita ousadia, mobilização e greves, essa construção vitoriosa conquistou a convenção coletiva nacional, que vale para funcionários de bancos públicos e privados de todo país. Desta forma, garantimos aumentos reais de salários todos os anos desde 2004, melhorias na PLR e importantes avanços sociais, bem como várias conquistas nas negociações específicas com o Banco do Brasil e a Caixa”, afirma Carlos Cordeiro, presidente da Contraf-CUT.

“Apoiamos a Chapa 1 porque ela está comprometida com a construção desse projeto, que amplia os horizontes das lutas dos bancários de todo o Brasil. Enfrentamos hoje uma conjuntura difícil para a classe trabalhadora e, mais do que nunca, precisamos reforçar a nossa luta, organizando e mobilizando a categoria e a classe trabalhadora para avançar e jamais retroceder”.

“A guerra contra o PL 4330 da terceirização está longe do final e exige mais mobilização dos bancários em conjunto com as demais categorias e as centrais sindicais comprometidas com a defesa dos direitos dos trabalhadores. Precisamos também fortalecer as campanhas nacionais e as negociações permanentes, onde enfrentamos os banqueiros e as direções dos bancos públicos”, salienta Cordeiro.
Para o presidente da Contraf-CUT, “votar na Chapa 1 é certeza de muita luta por mais empregos, fim da rotatividade, melhores salários e condições de saúde, segurança e trabalho, combate ao assédio moral, fim das metas abusivas, igualdade de oportunidades e aposentadoria digna, dentre outras importantes reivindicações”.

Mobilização da categoria e da sociedade

A candidata a presidente da Chapa 1 aposta na mobilização da categoria e da sociedade para enfrentar e vencer os desafios. “Nesta semana, nós trabalhadores sofremos um duro golpe na Câmara e, neste momento de tantas dificuldades, sabemos que somente através da unidade nacional e com lutas coletivas conseguiremos manter nossos direitos e avançar em mais conquistas”, ressalta Adriana.

“Sabemos que a aprovação do texto-base do PL 4330 da terceirização impacta diretamente nos bancários. Mas a luta continua e por isso queremos junto com os trabalhadores bancários e de outras categorias mobilizar toda a sociedade e dar uma resposta a esses políticos que se dizem representantes do povo”, aponta a dirigente sindical.

Ela disse que está animada com a campanha. “Pesquisa recente mostrou que os bancários do Rio confiam em nós e vão votar na Chapa 1. Só temos a agradecer”, conclui Adriana.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram