Comitê Betinho reforça campanha de doações para cisternas no Nordeste

A Contraf-CUT apoia a campanha “Seja um Papai Noel Diferente” do Comitê Betinho, que está reforçando neste fim de ano as doações para chegar ao total 527 cisternas construídas no Sertão Nordestino. Faltam apenas 10 para atingir a meta prevista até o final de dezembro, e todos podem colaborar.

Faça sua doação

Para ajudar é muito simples: basta depositar qualquer valor em uma das contas abertas em nome do Comitê Betinho nos principais bancos públicos e privados do país.

Banco do Brasil: Ag. 0018-3 – Conta Poupança: 85.406-9 Variação: 51
Bradesco: Ag. 3003-1 – Conta Poupança: 100.8818-6
Caixa: Ag.: 1004 – Conta Poupança: 013 – 97707-8
Itaú: Ag.: 7657 – Conta Poupança 13753-0/500
Santander: Ag.: 0001 – Conta Corrente: 13-027407-9

Cidadania e solidariedade

Entre 1998 e 2014, o Comitê Betinho construiu 487 cisternas, outras 20 estão em andamento e 10 em contratação. Cada uma custa em média R$ 1.600 e tem capacidade de acumular 16 mil litros de água da chuva, o suficiente para manter uma família de 6 pessoas por 8 meses, para alimentação, bebida e uso doméstico.

“A água da cisterna promove o bem-estar, é potável, evita a transmissão de doenças e a mortalidade infantil, além de impedir que o sertanejo ande muitos quilômetros para obter água suja e contaminada dos açudes, ferindo os direitos do ser humano”, explica o presidente do Comitê Betinho, José Roberto Barbosa.

O Comitê Betinho repassa integralmente recursos próprios e de parceiros para as ONGs que atuam no Nordeste: Cáritas, Diaconia, Caatinga, Visão Mundial e outras, responsáveis pelo treinamento dos executores das cisternas, por ensinar a comunidade a manter as águas purificadas e por fazer a manutenção dos equipamentos.

Natal Sem Fome

O Comitê Betinho foi fundado em 1º de novembro de 1993 por funcionários do ex-Banespa, inspirado na Campanha Ação da Cidadania Contra a Fome, a Miséria e pela Vida, idealizada pelo sociólogo Herbert de Souza, o Betinho.

Pelo 21º ano consecutivo, o Comitê também realizou o “Natal Sem Fome e Com Livros”. Em 11 de dezembro foram doados mais de três toneladas de alimentos e 4,8 mil livros para mais de 20 entidades, moradores em condição de rua e famílias carentes.

“Estamos aqui. Estamos atuantes. Os ideais de Betinho ainda pulsam em nós. Gratidão imensa aos associados do Comitê que, com suas contribuições mensais, possibilitaram a realização de mais uma campanha vitoriosa”, comemora José Roberto.

A campanha foi registrada pela TV dos Bancários de São Paulo.

> Confira aqui o vídeo

“Trata-se de uma baita campanha que merece todo o apoio das entidades sindicais e associativas dos bancários. Não é possível ficar indiferente diante do drama da falta de água potável de milhares de famílias no Sertão do Nordeste”, conclui o colaborador do Comitê Betinho e secretário de imprensa da Contraf-CUT, Ademir Wiederkehr.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram