Com reestruturação, HSBC demite até bancários adoecidos em Curitiba

Desde 2012, o HSBC já demitiu 1.667 bancários em Curitiba e região – sendo 286 deles somente no primeiro semestre de 2014. Com um novo processo de reestruturação em curso, que transforma agências bancárias em agências de negócios, o banco inglês vem eliminando cada dia mais postos de trabalho.

“O número de demissões é tão grande que tem incluído até mesmo bancários acometidos por doenças do trabalho”, explica Cristiane Zacarias, representante do Paraná na Comissão de Organização dos Empregados (COE) do HSBC.

“É como se o banco sugasse a vitalidade, a juventude e as energias do bancário enquanto novo; e, ao primeiro sinal de adoecimento, trata de demiti-lo, mesmo diante da legislação que protege este trabalhador”, acrescenta.

O Sindicato dos Bancários de Curitiba e região lembra que, conforme liminar judicial de 2004, o HSBC é obrigado e emitir Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT) para trabalhadores doentes – ou com suspeita de doença – sempre que solicitado, ficando assim impossibilitado de demitir nessas circunstâncias.

A entidade orienta também que, em caso de demissão, os trabalhadores que estejam em tratamento médico por doença do trabalho procurem o Sindicato, para que os seus direitos sejam defendidos.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram