Caixa: Fórum destaca conquistas na Funcef e discute pendências

(Brasília) Ocorreu ontem, em Brasília (DF), o segundo encontro do Fórum de Dirigentes de Entidades com Representantes Eleitos da Funcef. O colegiado reúne-se a cada três meses para discutir os temas relacionados à fundação e definir a estratégia de atuação dos representantes eleitos na diretoria e nos conselhos (Deliberativo e Fiscal).

No encontro desta terça-feira (dia 7 de agosto), os diretores eleitos para a Funcef apresentaram um texto com balanço da sua atuação, no qual apontam as conquistas alcançadas desde 2003, os obstáculos e dificuldades encontrados ao longo desse período e as metas para o futuro (curto, médio e longo prazos).

A avaliação é de que, “dentro dos objetivos estratégicos para o mandato dos conselheiros eleitos e diretores indicados pelos participantes, de 2003 até a última eleição, foram desenvolvidas políticas que implicaram em avanços na administração da Funcef, bem como na sua abertura para a participação dos associados”. Entre os avanços e conquistas dos últimos anos são colocados em destaque a equalização dos planos de benefício e o novo estatuto para a fundação.

O novo Estatuto, em vigor desde o último dia 1º de agosto, por força da portaria nº 1349 da Secretaria de Previdência Complementar (SPC), é apontado como uma das mais importantes realizações dos participantes, uma vez que traz “avanços significativos na ampliação da democracia, da transparência e da segurança do patrimônio previdenciário dos integrantes da Funcef, com a instituição da paridade em todos os órgãos de governança”.

Entre as metas para o futuro, o documento dos diretores eleitos aponta a melhoria no atendimento, a conclusão do saldamento e Novo Plano, a revisão do método de financiamento do REG/Replan, a adequação da tábua de sobrevivência, a consolidação dos planos de investimentos e a adequação da gestão de investimentos, entre outras.

O encontro de ontem aprofundou a discussão sobre os desafios colocados para o próximo período, entre os quais o de se buscar associar à Funcef os mais de 15 mil associados que permanecem fora da fundação.

O documento dos diretores eleitos acolherá as contribuições apresentadas pelo fórum e ficará por um período aberto sugestões dos conselheiros eleitos. Concluída a redação, todos os eleitos (diretores e conselheiros) poderão assiná-lo.

O Fórum de Dirigentes de Entidades com Representantes Eleitos da Funcef foi instituído no dia 26 de abril deste ano, por iniciativa conjunta da Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa (Fenae), da Federação Nacional das Associações dos Aposentados e Pensionistas da Caixa (Fenacef) e da União Nacional dos Economiários (Unei). Conta ainda com a participação da Comissão Executiva dos Empregados (CEE/Caixa).

Fonte: Fenae

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram