BB: Seeb PB protesta contra a falta de funcionários e atendimento precário

(João Pessoa) Nesta quarta-feira, 26, o Sindicato dos Bancários da Paraíba vai realizar um ato público em frente à Agência Praça 1817, do Banco do Brasil, a partir das 9h, para protestar contra a falta de funcionários e o precário atendimento dispensado aos clientes e usuários do BB. O protesto foi orientado pela Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT) e faz parte de uma campanha deflagrada nacionalmente para denunciar as péssimas condições de trabalho e a falta de compromisso do banco com a sociedade.

Utilizando carro de som, faixas, cartazes e Jornal do Cliente, os diretores do Sindicato também percorrerão as principais agências do BB na capital paraibana para denunciar o descaso da diretoria do Banco com o atendimento e a situação dos funcionários.
O precário atendimento no Banco do Brasil piorou ainda mais com a implantação das medidas de reestruturação adotadas pela diretoria do Banco, em maio de 2007, dentre as quais destacamos: diminuição do número de funcionários e de caixas executivos; fim das substituições nas comissões; e terceirização de parte dos serviços de caixas.

Esses fatos foram levados ao conhecimento do presidente do Banco do Brasil, Antônio Francisco de Lima Neto, por ocasião de sua visita a João Pessoa, no último dia 11, quando da assinatura do protocolo de intenções com o governador do Estado, para o financiamento de obras de investimento na Paraíba.

Neste ano de 2008, o Banco do Brasil festeja 200 anos de existência, tentando mascarar uma realidade que foge à sua filosofia de instituição pública. O que vemos no BB hoje é uma alta lucratividade, sem o investimento dos recursos para políticas públicas, que inexiste no banco.

Ao mesmo tempo, a política de Recursos Humanos vai na contra-mão da lucratividade, pois vem diminuindo o número de caixas executivos, comprometendo cada vez mais o atendimento à população. Além disso, os funcionários ainda são obrigados a vender títulos de capitalização, seguros e previdência, que não constituem função primordial de banco público.

Na verdade, o que queremos mesmo é um BANCO PARA O BRASIL. Daí o nosso empenho em dar continuidade à campanha desenvolvida pela Contraf-CUT, intitulada “Acorda BB!”, para mostrar a sociedade a verdadeira intenção da diretoria do Banco do Brasil com sua festa pelo bicentenário do maior banco brasileiro que, por ser estatal, deveria também ter suas atividades direcionadas para o desenvolvimento do País e não se portar como se fosse um mero banco privado, correndo atrás do lucro pelo lucro e a qualquer custo.

Por tudo isto, nem o bancário pode ser culpado pelo atendimento precário, nem o cliente deve ser penalizado pela implementação de uma política equivocada por parte dos cartolas do Banco do Brasil.

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