Bandidos quebram porta de vidro e arrombam Bradesco em Canoas (RS)

Mais um episódio reforça a necessidade da tão esperada sanção do projeto de lei que torna obrigatória a colocação de vidros à prova de bala nas agências e postos bancários da capital. Embora ainda não tenha sido aprovada pelo prefeito José Fogaça (PMDB), a iniciativa já despertou o interesse de deputados estaduais, que avaliam a possibilidade estender a legislação para todo o Rio Grande do Sul. A expectativa do Sindicato dos Bancários de Porto Alegre e Região (SindBancários) é que isto ocorra o mais breve possível para estancar a falta de segurança em postos e agências.

Os vidros espalhados pelo chão mostram a fragilidade das fachadas de vidro e a facilidade com que os criminosos podem agir. A agência do banco Bradesco na Avenida Getúlio Vargas 1301, no bairro Niterói, em Canoas, foi arrombada por volta das 4h55min desta quinta-feira, dia 27. Segundo os policiais do 15º de Batalhão de Polícia Militar da cidade, o arrombamento chama a atenção pelo vandalismo praticado dentro da agência.

Devido ao isolamento para a realização de perícia, os PMs ainda não tiveram acesso ao interior do banco, mas puderam perceber que o local foi depredado e equipamentos foram roubados. A polícia ainda não tem pistas sobre os assaltantes.

O projeto

Segundo o projeto, “as vidraças devem ser laminadas, resistentes a qualquer tipo de impacto ou à tentativa de serem quebradas. A instalação dos vidros deverá ser feita nas fachadas que ficam no nível térreo dos estabelecimentos e nas divisórias internas”.

Na avaliação do SindBancários, esse projeto reforça a legislação municipal sobre segurança nos bancos, somando-se à lei nº 7.474, de 15.09.1994, que determina a instalação de portas giratórias com detectores de metais em todos os acessos destinados ao público, e à lei nº 8.115, de 05.01.1998, que estabelece a colocação de câmeras de vídeo em todas as agências e postos.

O SIndBancários defende a adoção urgente de medidas de segurança por parte dos bancos, como a instalação de porta giratória na entrada do auto-atendimento, câmeras de monitoramento a distância, aumento do número de vigilantes e vidros resistentes nas fachadas. O Sindicato espera que o prefeito José Fogaça (PMDB) sancione o quanto antes o projeto de lei que determina a colocação dos vidros blindados em postos e agências da Capital.

A matéria, de autoria da vereadora Maria Luiza (PTB), ainda nem entrou em vigor e já está na mira da Assembléia Legislativa, que avalia a possibilidade estender a norma para todo o Estado.

Veja a estatística do medo em março:

1 – Dia 2: Santander – Porto Alegre (Posto FAPA): arrombamento
2 – Dia 2: Itaú – Porto Alegre (Agência Navegantes): tentativa de assalto
3 – Dia 7: Sicredi – Dilermando Aguiar: assalto
4 – Dia 7 – Caixa – Butiá: seqüestro de gerente, mediante resgate
5 – Dia 9: Itaú – Porto Alegre (agência da Avenida Assis Brasil): arrombamento
6 – Dia 9 – Itaú – Porto Alegre (agência na Avenida Protásio Alves): arrombamento
7 – Dia 11 – Itaú – Porto Alegre (agência Uruguai): assalto
8 – Dia 12 – Banrisul – Porto Alegre (agência Borges de Medeiros): arrombamento
9 – Dia 19 – Banrisul – Porto Alegre (agência Cavalhada): arrombamento
10 – Dia 20 – Itaú – Porto Alegre (Agência Farrapos): arrombamento
11 – Dia 24 – Banrisul – Capão do Leão: assalto
12 – Dia 25 – Itaú- Porto Alegre (Agência Rua da Praia): assalto
13 – Dia 27 – Bradesco – Canoas (Avenida Getúlio Vargas): arrombamento

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram