Banestes nÆo paga dias parados e pode ser multado pela Justi‡a

(Vitória) O Banestes tem 24 horas para pagar aos seus funcionários os dois dias descontados do salário do mês de setembro mais as multas relativas ao descumprimento da decisão judicial "sob pena de fixação de multa por atentado à dignidade da Justiça". A decisão está no mandado de cumprimento de determinação judicial expedido pela juíza Roberta Torres da Rocha Guimarães, da 12ª Vara do Trabalho de Vitória. O documento foi recebido hoje, às 13h45, pelo presidente do banco, Roberto Penedo.

 

A liminar que determinou o reembolso dos dias descontados é datada do dia 24 de outubro. O último prazo dado pela Justiça para o cumprimento da liminar terminou no dia 31 de outubro. Até hoje, no entanto, o banco não pagou os salários.

 

Na última segunda-feira, 6, o Sindicato entrou com uma petição contra o banco que resultou no mandado de cumprimento de determinação judicial. Agora o Banestes terá que efetuar até amanhã, sexta-feira, dia 10, o reembolso dos dias descontados, acrescentando a multa de R$ 500 para cada bancário por dia de atraso no pagamento.

 

Protesto

Numa referência à postura da direção do Banestes nas negociações da Campanha Salarial 2006, os bancários distribuíram nesta quinta-feira, 9, na porta da agência de Santa Lúcia, o doce que leva o nome de "mentira". A agência ficou fechada das 10 às 12 horas. Na manifestação, presença da banda de música contratada pelo Sindicato. Mais uma vez os bancários colocaram os nomes do presidente do banco, Roberto Penedo, e do governador Paulo Hartung na "boca do sapo" – sapo de espuma que já se tornou tradição nos protestos dos bancários.

 

Apesar de ter garantido que retomaria as negociações após o fim da greve, a direção do Banestes apenas insistiu no corte dos dias parados nas duas reuniões já realizadas. A direção do banco também não cumpriu a liminar que determinou o pagamento dos dois dias descontados dos salários de setembro.

 

Fonte: Seeb ES

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram