Bancos recebem 33 multas por falta de segurança; duas agências interditadas

(São Paulo) A Polícia Federal, por meio da AGU (Advocacia Geral da União) ingressou com uma Ação Direta de Inconstitucionalidade contra a retirada das portas de segurança dos bancos na cidade de São Paulo. A PF também estuda a possibilidade de implantar no Brasil inteiro mais um mecanismo de segurança, como os chamados malotes inteligentes.

As informações foram repassadas aos bancários nesta segunda-feira, dia 18, durante a 71ª reunião da CCASP (Comissão Consultiva para Assuntos de Segurança Privada, do Ministério da Justiça), ocorrida na sede da Policia Federal em Brasília.

Segundo a diretora da Contraf-CUT, Neide Fonseca, que representou a entidade na reunião, a CCASP também aplicou 33 autuações contra agências bancárias de todo país, principalmente pela ausência de um plano de segurança decente e pela falta de vigilantes, sobretudo nos auto-atendimentos. Algumas agências são reincidentes. Duas agências foram interditadas, sendo o Santander da Prefeitura da Taquaral e a Nossa Caixa de Rancharia, SP

Outro problema grave é com relação à aplicação da Lei 7102/83, que proíbe “o funcionamento de qualquer estabelecimento financeiro onde haja guarda de valores ou movimentação de numerário, que não possua sistema de segurança com parecer favorável à sua aprovação, elaborado pelo Ministério da Justiça”.

Neide destaca que a Contraf-CUT solicita aos dirigentes sindicais que, nas visitas às suas bases, observem se está havendo a aplicação corretamente da lei. “Caso isso não aconteça, informe a Contraf com detalhes para que possamos levar o caso à Polícia Federal”, ressalta.

As 35 autuações recebidas pelos bancos estão divididas assim: Bradesco (9 multas), Banco do Brasil (8), Santander (7), Itaú (5), Nossa Caixa (2), Unibanco (2), ABN/Real (1) e Mercantil (1).

A Contraf-CUT já disponibilizou para os sindicatos o relatório da reunião com todas as autuações e motivos. Para acessar, basta entrar na parte de comunicados, com a senha e o login do sindicato.

Fonte: Contraf-CUT

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram