Banco do Brasil e BESC divulgam notas de esclarecimentos incorporação

O Banco do Brasil e o BESC divulgaram nesta quarta-feira, dia 30, notas esclarecendo informações reveladas sobre o processo de incorporação pelo colunista Cláudio Prisco na edição do último domingo, dia 27, do jornal A Notícia, de Santa Catarina. O assunto também foi objeto de negociação entre a Comissão de Empresa dos Funcionários do BB e a direção do banco, na última quinta-feira, dia 24, em Florianópolis.

Veja a nota do Banco do Brasil:

A respeito do artigo “As verdades sobre a incorporação” publicada no último domingo (27.04), prestamos os seguintes esclarecimentos para melhor compreensão do leitor sobre o processo de incorporação do Besc pelo Banco do Brasil;

a) o Banco do Brasil firmou com o Estado de Santa Catarina, o Besc e a União o compromisso de manter a marca Besc pelo período de 5 anos. Este mesmo compromisso, prevê a manutenção do atendimento em todos os municípios onde hoje o Besc atende seus clientes. O Banco do Brasil poderá, se as condições de mercado e de ganhos de eficiência indicarem, aperfeiçoar a organização e a estrutura de atendimento de forma a melhor atender aos clientes;

b) a incorporação societária fará com que o Banco do Brasil suceda o Besc em seus direitos e obrigações, incluídos os contratos de trabalho dos empregados. Reafirmamos que todos os funcionários são importantes para manter e aprimorar o atendimento aos clientes. Por ora, não há decisão sobre a alocação de pessoal em tarefas diferentes das atuais, tampouco quanto à situação dos funcionários que aderiram ao PDI.

Cabe lembrar, também, que o BB e Besc permanecem atuando de forma independente e autônoma até a data da incorporação.

Finalmente, o Banco do Brasil reafirma seu firme propósito de realizar a incorporação do Besc com ética, transparência e respeito a todos os públicos envolvidos. Com isso, objetiva prestar melhores serviços e agregar ainda mais valor aos clientes e à sociedade catarinense, se valendo da experiência de quase 100 anos de atuação em Santa Catarina e 200 anos no Brasil.

Carlos Alberto Barretto de Carvalho
Assessor de Imprensa do Banco do Brasil

Confira a nota do BESC:

Sobre a nota As verdades sobre a incorporação, publicada no domingo, a Presidência do BESC informa que o Banco do Brasil se manifestará sobre a marca BESC e funcionários ainda hoje, em nota dirigida a você.

Com relação ao valor do BESC, esclarecemos que nos últimos cinco anos, os balanços do BESC têm passado por auditorias externas de renome, como a KPMG, sem ressalvas.

Com relação à afirmação sobre a origem do lucro do BESC nos últimos cinco anos (boa parte creditado à venda do centro administrativo e operações vencidas do governo do Estado), não corresponde à realidade, inclusive porque o BESC ampliou receitas com prestação de serviços.

A carteira comercial, por exemplo, cresceu mais de 300% (um dos produtos, a consignação cresceu 1.371%; capital de giro para pessoa jurídica, evolução de 367,4%, entre outras operações); na área de fundos, além do reconhecimento nacional expresso em classificações e rankings especializados, o patrimônio líquido ultrapassou R$ 3 bilhões (crescimento de 177% no período); a poupança dobrou, passando para R$ 2,05 bilhões, entre outras melhorias.

Rose Nascimento
Assessora de Comunicação da Presidência do BESC

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram