Banco Central da Espanha prevê lenta recuperação econômica em 2011

O Banco Central da Espanha estima que a recuperação da economia do país seguirá em marcha lenta em 2011, “com características similares às observadas no final do exercício passado”, segundo relatório mensal divulgado nesta sexta-feira, dia 4.

Entretanto, a autoridade monetária ressalta que a confiança dos consumidores experimentou “uma clara melhora” nos dois primeiros meses do ano, enquanto os comerciantes também deram sinais de otimismo, embora de forma mais contida. Os investimentos em bens de capital, segundo o Banco da Espanha, se mostraram favoráveis no período.

Por outro lado, as exportações desaceleraram no final do ano passado, e o déficit comercial, de acordo com o banco central espanhol, aumentou 31,8% em dezembro em termos nominais. O indicador de produção industrial apontou queda de 0,3% no último mês de 2010.

No que se refere ao turismo, o Banco da Espanha percebe uma certa melhora, impulsionada pelo redirecionamento de turistas devido aos conflitos no norte da África. A autoridade monetária ressalta, porém, que tal incremento poderá ter caráter transitório, tendendo a se reverter assim que a situação no continente africano se estabilizar.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram