Bancários Piracicaba agradecem à população pelo apoio ao movimento de greve

Na tarde desta sexta-feira (16), bancários em passeata pelo centro de Piracicaba agradeceram à população, em virtude do apoio ao movimento grevista, que completa 11 dias sem nova proposta salarial da Federação Nacional dos Bancos (Fenaban). Durante o ato, foi distribuída carta aberta para explicar a situação não apenas da categoria bancária, mas de todos os trabalhadores que lutam por respeito e reconhecimento todos os anos.

A concentração foi em frente ao Mercado Municipal da cidade, com encerramento na Sede do Sindicato dos Bancários (SindBan), na Rua XV de Novembro e contou com o reforço dos bancários de Tietê, Santa Bárbara d`Oeste, Cerquilho, Capivari, São Pedro e Águas de São Pedro.

“O ato teve como objetivo agradecer à solidariedade da população nesses 11 dias de greve. O Sindicato dos Bancários já conquistou muita coisa, mas tudo que conseguiu foi a partir de muita luta. Sentimos muito de paralisar as atividades, mas quando temos um patrão ‘canalha’, infelizmente é assim que temos que agir para conquistar os nossos direitos”, esclarece o presidente do SindBan, José Antonio Fernandes Paiva.

Paiva ressalta que a greve deste ano é uma das maiores da história, com 95% das agências de Piracicaba paradas. “Uma greve a altura da irresponsabilidade do sistema financeiro que teve a coragem de apresentar proposta de 5,5% diante dos lucros exorbitantes conquistados no primeiro semestre.”

Somente nos seis primeiros meses deste ano, Banco do Brasil, Caixa, HSBC, Itaú, Bradesco e Santander engordaram seus cofres em R$ 36,4 bilhões, montante 27,5% maior do que já haviam lucrado no mesmo período do ano passado; Só com tarifas arrecadaram juntos R$ 56,7 bilhões neste mesmo primeiro semestre e conseguem quitar, com folgas, toda a folha de pagamento só com a receita advinda dessas taxas.

Exploração não tem perdão – Para mostrar a exploração dos banqueiros, foi realizada encenação com o mote da Campanha Nacional deste ano – os Sete Pecados do Capital (assédio, ganância, terceirização, discriminação, mentira, irresponsabilidade e ostentação). Ao final, os presentes simbolizaram a luta dos bancários rumo à vitória nesta greve.

“A performance foi um retrato do dia a dia do sistema financeiro. Os bancários estão acorrentados às metas dos banqueiros. Para ser bancário nos dias hoje é preciso ser malabarista para lidar com a exploração e cobrança diária por venda de produtos. E mais uma vez, muito obrigado e até a vitória!”, finaliza Paiva.

 

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram