Bancários param HSBC e cobram PLR justa e fim das demissões em Curitiba

Os bancários paralisaram na manhã desta quarta-feira, dia 10, o Centro Administrativo HSBC Vila Hauer, em Curitiba. O protesto ocorreu para cobrar remuneração justa, com PLR condizente aos lucros reais do banco inglês, e garantia de emprego com o fim das demissões.

O HSBC credita nesta quinta-feira, dia 11, a antecipação da PLR conquistada na Campanha Nacional dos Bancários 2012. No entanto, com o alto provisionamento para devedores duvidosos feito no balanço do 1º semestre, o valor pago ficará aquém do que esperavam os funcionários.

Além disso, o banco não pagará o Programa Próprio de Remuneração (PPR) e a justificativa é a queda dos lucros. Essa informação está sendo passada pelos gestores durante reuniões com os trabalhadores.

Os bancários também lutam contra as demissões. Pelas contas do Sindicato dos Bancários de Curitiba, o HSBC conta hoje com 19,5 mil trabalhadores, o que significa que houve redução de quase 2 mil postos de trabalho nos últimos meses.

O Centro Administrativo Vila Hauer ficou fechado até as 12h.

Mais protestos

O Centro Administrativo Palácio Avenida do HSBC (foto) fechou as portas na manhã de terça-feira, dia 9. Os bancários protestaram por remuneração justa, fim das demissões e emprego decente.

“O HSBC alega que os lucros caíram, mas sabemos que isso aconteceu por conta do provisionamento imenso”, afirma Carlos Kanak, diretor do Sindicato e coordenador da Comissão de Organização dos Empregados (COE) do HSBC, que assessora a Contraf-CUT nas negociações com o banco.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram