Bancários PA/AP na luta pela garantia de emprego e defesa dos direitos

O Sindicato dos Bancários do Pará e Amapá realizou na manhã desta quarta-feira, dia 18/02, manifestação em frente às agências do Santander/Real e Itaú/Unibanco da rua XV de Novembro para denunciar à sociedade a atitude desrespeitosa que as empresas encontraram para aumentar os lucros: as demissões em massa de trabalhadores.

O protesto aconteceu em todo o país e fez parte do calendário de mobilizações da Campanha Nacional Contra as Demissões. Os cortes acontecem durante o processo de fusão entre as empresas e atropelam todo um processo de negociação entre banqueiros e trabalhadores justamente para encontrar alternativas que evitem as demissões.

“As empresas lucraram ainda mais com as fusões e, por isso mesmo, não podem usar a crise econômica como justificativa para dispensar trabalhadores”, disse o empregado do Real e diretor do Sindicato, Márcio Saldanha.

Em Belém, apenas nos meses de janeiro e fevereiro, 13 trabalhadores já foram demitidos. Destes, 6 são do Santander/Real e 7 do Itaú/Unibanco. O empregado do Unibanco e também diretor do Sindicato, Sandro Mattos, afirmou que “empresas que batem recorde de lucratividade a cada trimestre não podem reforçar a crise elevando os números do desemprego no Brasil”.

De acordo com o presidente da entidade, Alberto Cunha, “se os bancos insistirem em mandar mais bancários e bancárias para a rua, vamos fortalecer as mobilizações com ações judiciais e paralisações nacionais. Nesse sentido, pedimos a compreensão da população que, por conta da irresponsabilidade das empresas, é a principal prejudicada com a significativa diminuição do quadro funcional e, portanto, com a queda na qualidade de atendimento”.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram