Bancários do Piauí protestam em defesa do Saúde Caixa

A proximidade da primeira rodada de negociação da Campanha Nacional Unificada 2018, prevista para o próximo dia 28/06, vem mobilizando a direção do Sindicato dos Bancários do Piauí no sentido de manter a categoria informada sobre a Campanha Salarial. Nesta quarta-feira (20/06), os diretores Lusemir Carvalho, Odaly Medeiros e Francisca de Assis Araújo estiveram reunidos com empregados da Caixa, agência Jóquei, localizada no Shopping Riverside, zona Leste de Teresina, para atualizar a categoria quanto aos eixos principais da pauta de reivindicações entregue aos patrões.

Em sua explanação, Odaly Medeiros, vice-presidente do SEEBF-PI, enfatizou pontos relativos à Campanha Salarial e o protesto dos funcionários em defesa do Saúde Caixa, o plano de saúde da categoria. Ele falou sobre as mudanças na Reforma Trabalhista que vão prejudicar os trabalhadores. “Dia 31 de agosto zera tudo e não teremos mais amparo da lei”, lamenta, mencionando que o momento é de ir para o embate que será diferente dos outros.

A coluna vertebral da pauta deste ano, conforme explica o diretor, é luta em defesa da Caixa, “até porque é nosso patrimônio público”, frisa Odaly ao afirmar que 57 empresas públicas deverão ser privatizadas pelo atual governo. “Somos poucos para defender o patrimônio da Caixa que presta assistência à sociedade”.

O segundo ponto destacado pelo diretor diz respeito ao Saúde Caixa que é outro eixo principal da campanha deste ano. “Em nosso congresso, aprovamos a manutenção das nossas reivindicações da pauta de 2016, inclusive mantendo o índice de 5% mais inflação”, observa Odaly Medeiros.

Por sua vez, a diretora De Assis Araújo fez um breve retrospecto de greves anteriores, cujo cenário é bem diferente do atual, esclarecendo a polêmica quanto a retirada de garantias dos trabalhadores diante da Reforma Trabalhista. “Por isso estamos sofrendo grande pressão, daí a necessidade que temos que discutir política”, pondera.

Na oportunidade, ela fez uma síntese do acordo coletivo, falando ainda dos investimentos da Funcef e a luta dos trabalhadores por melhores condições de trabalho nas agências da Caixa. “Ajudem a construir a luta, pois a luta é de todos”, argumenta De Assis.

Para finalizar, Odaly Medeiros informou que os bancários esperam que seja assinado o pré-acordo no início do mês de agosto, “caso contrário, no dia 10 de agosto estaremos decretando greve por tempo indeterminado”, finaliza o vice-presidente do SEEBF-PI.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram