Bancários do Itaú ampliam campanha em SP e protestam contra demissões

A campanha por valorização dos funcionários do Itaú foi lançada nesta sexta-feira, dia 3, no Centro Administrativo Raposo Tavares (CA Raposo, antigo CAU), em São Paulo. No local trabalham entre 3 a 4 mil bancários.

Os trabalhadores também protestaram no local contra as demissões que vem ocorrendo no setor de crédito consignado, paralisando a área no período da manhã, entre 6h e 10h.

“Este é um setor em que atuam muitos trabalhadores terceirizados. É uma área importante para o banco, por isso queremos discutir o emprego dos bancários e a terceirização como foco do problema”, afirma Jair Alves, diretor da Fetec-SP e um dos coordenadores da Comissão de Organização dos Empregados (COE) do Itaú.

Itaú elimina postos de trabalho

O Itaú apresentou lucro líquido recorrente de R$ 3,512 bilhões no primeiro trimestre, praticamente o mesmo (redução de 0,9%) em relação a igual período de 2012. Esse resultado representa uma rentabilidade anualizada de 19,1%, o dobro da rentabilidade média das instituições financeiras dos Estados Unidos e da Europa. Mesmo assim, o maior banco privado do país eliminou mais 708 postos de trabalho nos primeiros três do ano. Com isso, já são 14.407 empregos cortados pelo Itaú desde março de 2011.

Campanha de valorização

A campanha de valorização dos funcionários foi definida pela Contraf-CUT, federações e sindicatos. O mote é “Esse Cara Sou Eu”, inspirado no sucesso de Roberto Carlos, fazendo uma paródia sobre as condições de trabalho no banco.

> Clique aqui para ouvir a paródia da música

“O cara que só pensa no programa AGIR toda hora, sempre com medo de perder o emprego. Que deixa de lado estudos e a família, que aceita o horário estendido, que sofre para bater as metas, que encara perigos como assaltos e doenças. Esse cara que, mesmo sendo caixa, é cobrado com metas diárias, mas que não recebe nenhum centavo do programa”, diz um dos versos da música.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram