Bancários do BNB param agências no Piauí contra não pagamento da PLR

Empregados protestam e pressionam BNB e governo

Os bancários das agências do BNB de Teresina, São João do Piauí, Água Branca, Bom Jesus e Campo Maior cruzaram os braços nesta sexta-feira (2), das 8h às 12h. Foi o Dia Nacional de Luta contra o não pagamento da Participação nos Lucros e Resultados (PLR) dos empregados.

Em Teresina, houve adesão maciça dos funcionários das agências Centro, Metro e Dirceu, segundo informou a diretora do Sindicato dos Bancários do Piauí, Lusemir Carvalho. Ela agradeceu a adesão de todos e disse que se tratava de um dia atípico nas agências do BNB. “Essa é uma forma de repúdio ao desrespeito da direção do banco e do governo em não pagar a PLR”, explica.

Lusemir acrescenta que o banco obteve lucro e foram pagos os dividendos dos acionistas, inclusive o governo é um dos maiores, mas o lucro não foi dividido entre os empregados que se viram obrigados a protestar diante de tal postura.

“Hoje foi uma paralisação de quatro horas, mas de advertência. E dependendo do desenrolar da situação, nas próximas semanas podemos fazer uma paralisação de 24 horas podendo culminar até com uma greve, caso não haja o pagamento da PLR”, adverte a sindicalista.

Ela ressalta que o presidente interino do BNB, Nelson de Sousa, tem intenção de pagar a PLR, “mas o entrave está no Ministério da Fazenda, inclusive fomos informados que na segunda-feira (5), haverá uma reunião em Brasília com representantes do Ministério da Fazenda e Dest (Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão) para tomar uma decisão sobre o assunto, mas enquanto o dinheiro não estiver na conta dos empregados, continuaremos nos mobilizando para pressionar a direção do banco e do governo”, conclui Lusemir.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram