Bancários do BB no interior do MT protestam por mais condições de trabalho

(Cuiabá) “Isso aqui está um inferno…” Essas foram as palavras ditas por um dos trabalhadores da agência do Banco do Brasil em Poconé, município pantaneiro localizado a 100 km de Cuiabá, a uma das diretoras do Sindicato dos Bancários e dos Trabalhadores do Ramo Financeiro no Estado de Mato Grosso (Seeb/MT).

Após denúncias feitas ao Sindicato, o mesmo entrou em contato com bancários e clientes do banco, que disseram que na agência, os trabalhadores enfrentam diariamente a ausência, quase que total, de condições de trabalho. “As denúncias relatadas mostram que faltam funcionários, e que os que têm, estão todos sobrecarregados de trabalho, obrigados a realizarem horas extras além do que permite a lei. Também fomos informados que o banco não está utilizando o ponto eletrônico”, afirma o presidente do Seeb/MT, Arilson da Silva.

De acordo com ele, é comum no Banco do Brasil esse tipo de prática, ou seja, cobrança por metas e acúmulo de responsabilidades. “Mas o pior de tudo é um bancário exercer a função que lhe é determinada e ainda ter que acumular, por exemplo, as funções de um gerente, mas isso tudo, sem receber por esse cargo”, explica Arilson da Silva.

Além disso, ainda há denúncias de que a maioria dos funcionários não está podendo usufruir do intervalo intrajornada, devido ao excesso de trabalho. “Isso sem contar que o horário de funcionamento da agência é das 9h às 14h, e que, segundo as denúncias, raramente os funcionários deixam o banco antes das sete horas da noite”, se indigna o presidente.

Por essa razão, os dirigentes do Sindicato dos Bancários vão realizar nesta quinta-feira, 14 de fevereiro, a partir das 9h na agência do Banco do Brasil em Poconé (Rua Campos Sales, nº 49 – Centro), uma manifestação contra essas medidas adotadas pelo banco no município. O ato irá cobrar da direção do banco mais contratações, melhorias nas condições de trabalho e atendimento ao público e também, remuneração justa aos substitutos.

“Num site local de Poconé, vimos as reclamações de clientes do BB sobre o atendimento no banco, principalmente quanto ao tempo de permanência nas filas e a falta de dinheiro nos caixas eletrônicos durante os dias de carnaval. A população se sente desrespeitada, mas o desrespeito do banco, além de passar pelos clientes e usuários, também passa pelos funcionários, que são sobrecarregados de todas formas e confundidos com a falta de responsabilidade única da empresa”, diz Arilson.

Depois de ser informado sobre esses problemas, o Sindicato protocolou junto à Delegacia Regional do Trabalho, uma denúncia, pedindo a fiscalização do órgão junto ao banco. Com isso, o Seeb/MT pretende mudar essa realidade em Poconé e fazer com que o Banco do Brasil cumpra com suas obrigações.

Fonte: Neila Gonçalves – Seeb/MT

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