Bancários do Banrisul em greve entregam carta ao Governo gaúcho

Manifestação dos banrisulenses em frente ao Palácio Piratini, em Porto Alegre

Os funcionários do Banrisul em greve fizeram mais uma grande manifestação pela retomada das negociações específicas no fim da manhã desta terça-feira, dia 2, em Porto Alegre. Após concentração em frente à Direção Geral do banco, na Rua Caldas Júnior, os bancários seguiram em caminhada até o Palácio Piratini, onde ocorreu o ato público.

Representantes do Comando dos Banrisulenses foram recebidos no gabinete do governador Tarso Genro e entregaram um ofício ao Governo gaúcho, solicitando a reabertura das negociações específicas com a direção do Banrisul.

No documento, os bancários citam os exemplos da Caixa Econômica Federal e do Banco do Brasil, que tiveram avanços nas rodadas específicas e já encerram a greve. Os banrisulenses também reafirmaram a disposição dos trabalhadores ao diálogo e solicitaram a intermediação do Governo junto à diretoria do Banrisul para a retomada imediata das negociações.

“O objetivo desse ato é fazer com que o Governo interfira na mesa de negociações com o Banrisul. Os representantes do Governo assumiram o compromisso de dar um retorno aos banrisulenses até o final da tarde desta terça-feira sobre a conversa que tivemos. Não vamos sair da greve sem pactuar o que foi acordado na greve do ano passado sobre o Plano de Carreira”, enfatiza o presidente do Sindicato dos Bancários de Porto Alegre, Mauro Salles.

“A direção do banco faz de conta que os problemas que prejudicam os funcionários não existem. Os banrisulenses não fazem greve apenas para aumentar o índice salarial, mas sim por um melhor plano de carreira”, disse a diretora do Sindicato, Milena de Cássia Silva de Oliveira.

“Esse ato superou todas as expectativas, demonstrando a força e o espírito de luta dos banrisulenses. Esperamos que agora o Banrisul volte a negociar, pois a greve está forte e tende a ficar maior ainda”, garante o diretor da Fetrafi-RS, Carlos Augusto Rocha.

Números da greve

Segundo a Fetrafi-RS, o movimento de greve no Banrisul chegou ao seu 15º dia nesta terça-feira, com um total de 322 unidades paralisadas no país. Somente no Rio Grande do Sul são 305 agências, postos de atendimento e departamentos em greve.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram