Bancários do ABC param HSBC em protesto pela falta de funcionários

O Sindicato dos Bancários do ABC realizou ato devido a falta de funcionários e paralisou, na quinta-feira (7), duas agências do HSBC, em Santo André (Centro e Bairro Jardim). Os trabalhadores também se mobilizaram contra a exploração do banco inglês aos seus clientes, usuários e funcionários.

O desrespeito do banco é visível nas filas que fazem parte da rotina do banco. “As agências não têm o número suficiente de funcionários, o que acarreta um atendimento de baixa qualidade, explorando os funcionários com o acúmulo de serviço. Além disso, os bancários precisam trabalhar em dobro para cumprir as metas impostas pelo banco, sendo obrigados a empurrar aos clientes produtos e serviços”, explica Belmiro Moreira, diretor do Sindicato dos Bancários do ABC e funcionário do banco.

Os dirigentes distribuíram aos clientes e usuários folhetos informativo sobre a mobilização. “Essa luta não é apenas dos bancários, mas de toda a sociedade. Os bancos são concessões públicas e tem que cumprir suas obrigações, entre elas garantir atendimento digno”, disse Belmiro.

A falta de funcionários é gritante nas agências do HSBC e quando o bancário fica doente, ele ainda é discriminado e perseguido pelo banco. O número de bancários é insuficiente para atender o número de clientes. Tanto os pedidos de demissão quanto as dispensas desmotivadas, somadas à falta de contratação, têm gerado filas imensas em grande parte das agências do banco.

A situação tende a se agravar se as previsões de novas demissões para 2013 forem confirmadas. “É por isso que juntos, clientes e bancários têm de lutar e pressionar o banco para garantir mais empregos, melhores condições de trabalho e de atendimento ao cliente e usuário”, conclui o diretor do Sindicato.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram