Bancários de Porto Alegre deflagram greve por tempo indeterminado

Bancários rejeitaram proposta de 8% de reajuste da Fenaban

O Sindicato dos Bancários de Porto Alegre realizou na noite deste segunda-feira, dia 26, assembleia geral, no Salão Paroquial da Igreja Pompeia. No encontro, os bancários referendaram a decisão de entrar em greve a partir desta terça-feira, dia 27, e rejeitaram a proposta de 8% apresentada na sexta-feira, 23, pela Fenaban.

A mesa da assembleia foi comporta pelo presidente do SindBancários, Mauro Salles, a secretária-geral Rachel Weber e os diretores Lúcio Mauro Paz e Vitor da Silva Moreira.

Na abertura, Mauro fez um relato da última reunião com a Fenaban. “Gastamos passagem, tempo e energia para a Fenaban ter o disparate e a cara de pau de arredondar de 7,8% para 8% de reajuste sobre todas as verbas. Isso significa aumento real de 0,56%. O Comando reuniu e reforçou a necessidade de construirmos uma grande greve a partir do dia 27. E os bancos ainda tentaram intimidar a categoria, dizendo que seus limites eram muito estreitos. Vamos ampliar essa margem, com muita luta e mobilização”, afirmou. O presidente do Sindicato ainda fez uma atualização das negociações do BRB e do Banpará.

A diretora do Sindicato, Lourdes Rossoni, informou sobre a negociação desta segunda-feira com a direção do Banrisul. “A proposta apresentada pelo banco é insuficiente. Por isso, a partir de amanhã, é greve no Banrisul”, resumiu a dirigente.

O Banco do Brasil e a Caixa Econômica Federal não marcaram nova reunião. Já no Badesul, que até o momento não marcou negociação específica, foi realizada na manhã desta segunda-feira uma manifestação, pedindo a abertura imediata dos debates. “A diretoria do banco ficou de anunciar uma agenda, no mais tardar até quarta-feira”, acrescentou Mauro.

Os bancários presentes à assembleia aprovaram a participação em um ato conjunto com os funcionários dos Correios, que também estão em greve. A atividade ocorrerá nesta terça-feira, a partir das 14h, com concentração em frente ao prédio dos Correios.

Após os informes, a mesa colocou em votação as propostas da Fenaban e do Banrisul. Os participantes rejeitaram, por unanimidade, as duas ofertas e em um coro único gritaram: Greve! Greve! Greve!

“Vamos à luta! Uma grande greve para todos”, finalizou o presidente do Sindicato.

Uma nova assembleia está marcada para a tarde desta terça-feira, a partir das 16h, na Igreja da Pompeia. A intenção é avaliar o dia e as atividades.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram