Bancários de Petrópolis lançam campanha #QueremosMaisBancários

O Sindicato dos Bancários de Petrópolis lançou na última terça-feira (30) a campanha “Queremos Mais Bancários”. Durante todo o dia, a diretoria percorreu as principais agências de cada banco no centro da cidade. Pela manhã, foram feitas atividades em unidades do Santander, Itaú e Banco do Brasil e, à tarde, foram visitados a Caixa, o Bradesco e o HSBC.

Para os próximos dias, a diretoria vai cumprir um cronograma de manifestações que abrange diversas agências localizadas em Petrópolis e São José do Vale do Rio Preto. O plano é visitar uma unidade a cada dois dias durante as próximas três semanas. Cada uma destas visitas se estenderá por todo o expediente bancário.

A campanha “Queremos Mais Bancários” tem caráter permanente, com identidade visual própria e peças feitas especialmente para as atividades. São camisetas, faixa e cartilhas com informações úteis aos clientes e usuários de bancos. Após encerrado o período de três semanas, será retomada sempre que for necessário.

O objetivo da campanha “Queremos mais bancários” é tratar de tudo o que envolve o dia a dia nos bancos. Da demora no atendimento até o assédio moral e adoecimento do trabalhador, passando pela recusa de recebimentos de contas e falta de segurança. “Para o SindBancários Petrópolis, a contratação de mais bancários é a chave para a resolução da grande maioria dos problemas que atingem os trabalhadores, clientes e usuários das instituições financeiras”, avalia Marcos Alvarenga, presidente da entidade.

Os sindicalistas bancários de Petrópolis acreditam que a criação de novos postos de trabalho nos bancos poderá ajudar a diminuir o índice de desemprego, combater a sobrecarga de trabalho, combater o adoecimento do trabalhador, o que acarreta menos faltas e afastamentos, além, naturalmente, de aumentar a qualidade de vida do trabalhador e sua família. A sociedade se beneficia com a melhora do atendimento ao público, que será menor e mais rápido, eliminando as longas filas, e também o aquecimento da economia, principalmente local.

A cartilha da campanha traz informações variadas sobre os direitos dos clientes e usuários de bancos. Desde legislação sobre atendimento bancário até questões relativas à segurança dos estabelecimentos. O material também dá destaque à relação entre os bancários e os clientes, destacando que a maior parte dos problemas de atendimento se deve não às atitudes dos empregados, mas dos bancos, que funcionam com corpo funcional reduzido. Os números das ouvidorias dos bancos e do Procon, bem como as informações de contato do sindicato, também são informados na cartilha.

Nesta quinta-feira (2), a diretoria iniciou as visitas prolongadas às agências. Uma unidade do Itaú teve atividades durante todo o dia. Os dirigentes conversaram com os bancários e fizeram corpo-a-corpo com clientes e usuários.

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