Bancários de Mato Grosso mostram aos banqueiros como dividir o bolo

Em alusão aos lucros dos bancos, o Sindicato dos Bancários de Mato Grosso (Seeb/MT), neste 18º dia de Luta distribuiu bolo à população durante manifestação, em frente ao Banco do Brasil, localizado na Av. Fernando Corrêa. É assim que os bancários de Mato Grosso esperam a negociação desta sexta-feira, 23 de outubro.

“Estamos distribuindo o Bolo para mostrar à população que os banqueiros precisam dividir o lucro que acumulam explorando os correntistas e seus trabalhadores e insistem em apresentar uma proposta que achata o salário da categoria”, explica o presidente do Sindicato dos Bancários de Mato Grosso, Jose Guerra, que também faz parte do Comando Nacional dos Bancários.

“Os bancários estão demonstrando sua indignação com os bancos, que têm no Brasil os maiores lucros e a mais alta rentabilidade do sistema financeiro mundial e pagam salários milionários a seus executivos”, afirma o presidente do Sindicato.

Não é segredo para ninguém que os bancos brasileiros, principalmente os maiores, têm lucratividade astronômica. Para dar uma ideia, somente nos seis primeiros meses deste ano, Banco do Brasil, Caixa, HSBC, Itaú, Bradesco e Santander engordaram seus cofres em R$ 36,4 bilhões, montante 27,5% maior do que já haviam lucrado no mesmo período do ano passado.

Só com tarifas, por exemplo, arrecadaram juntos R$ 56,7 bilhões neste mesmo primeiro semestre e conseguem quitar, com folgas, toda a folha de pagamento só com a receita advinda dessas taxas.

Negociação

No final do Ato, o comando nacional informou que a Fenaban apresentou uma nova proposta ao Comando Nacional dos Bancários nesta sexta-feira 23, no 18º dia da maior greve da categoria em mais de duas décadas, elevando para 10% o reajuste do salário e da PLR e para 14% o aumento dos vales. A proposta inclui desconto ou compensação dos dias parados, à escolha dos bancários.

O Comando Nacional está reunido neste momento avaliando a proposta. Depois de concluída a rodada de negociação com a Fenaban, serão retomadas as negociações específicas com o Banco do Brasil e com a Caixa Econômica Federal.

 

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram