Bancários de Florianópolis fecham o Unibanco contra o assédio moral

(Florianópolis) No dia 25 de outubro, dirigentes do Seeb Florianópolis e Região cobriram de cartazes a Agência do Unibanco no bairro Kobrasol, município de São José, motivados por denúncias sobre a prática assédio moral naquela unidade.

O assédio estaria sendo feito por parte de gestores da unidade, com situações de falta de respeito com os funcionários. Segundo as denúncias, os bancários estariam sendo chamados freqüentemente de “incompetentes” e até de “burros”, inclusive na presença de clientes. A situação estaria ocorrendo há quase um ano.

Após receber as denúncias, os diretores do Seeb Florianópolis e Região, Jozi Fabiani Mello, Simoni Nascimento de Abreu e Walmor Grando, procuraram a diretoria da região 37 do Unibanco e informaram sobre a denúncia. Os sindicalistas solicitaram que o banco tomasse alguma providência a respeito do caso. Na ocasião os diretores do Sindicato foram informados que o Unibanco já tinha conhecimento de que havia problemas naquela agência e que não havia sido a primeira reclamação a respeito desta mesma gestão. Foi informado também que o Unibanco realiza um programa interno de pesquisa sobre satisfação dos funcionários quanto aos gestores, e que o problema já teria sido detectado nesta pesquisa e ainda, que o banco estaria realizando um plano de ação naquela unidade.

Certos de que o Unibanco já estaria tomando providências, os diretores do SEEB Florianópolis informaram à gerência que haviam marcado uma reunião com os funcionários da agência, como é prática da Direção da entidade, para averiguar as denúncias. Para surpresa e indignação dos dirigentes o Unibanco informou que o Sindicato não poderia fazer reunião no local de trabalho e que os dirigentes só poderiam entrar para entregar a Folha Sindical.

Diante da postura desrespeitosa e autoritária do Unibanco, os diretores do SEEB Florianópolis decidiram realizar a reunião mesmo assim, mas foram impedidos pelo gestor da agência, que alegou ter ordens para não deixar que a reunião se realizasse. Porém a Direção do Sindicato, certa de sua legitimidade e de ter seu direito negado, realizou a atividade de fechamento da unidade.

Os clientes foram informados com faixas e cartazes o motivo pelo qual estava sendo realizada a manifestação. Os sindicalistas colaram cartazes com os dizeres “Assédio moral: é ilegal, adoece e faz mal” em todos os vidros da agência antes do início do expediente bancário. Após a colagem os dirigentes continuaram na frente da agência para conversar com clientes e funcionários do Unibanco.

A agência ficou fechada até às 12 horas. Durante o período em que os dirigentes do SEEB estiveram no local vários clientes deram relato do desrespeito com que os trabalhadores são tratados naquela agência. Após algum tempo do fechamento da agência a reunião com os funcionários foi realizada. Fica claro que não podemos mais tolerar a prática do assédio moral em nossa base sindical, pois essa prática é doentia e além do mais todo trabalhador tem direito ao trabalho digno e é obrigação do empregador garantir este direito.

Fonte: Seeb Floripa

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram