Bancários de Brasília protestam contra ampliação do horário no Itaú

Paralisações em agências contra decisão unilateral do banco

Os bancários de Brasília fecharam na terça-feira 4 as agências do Itaú que tiveram o horário de atendimento ampliado em protesto contra a decisão do banco de implementar a medida à revelia do movimento sindical. Apesar da extensão do expediente ao público, o banco não contratou mais funcionários, não investiu em segurança e ainda discrimina ao só atender correntistas no período diferenciado.

Agências de Ceilândia, Setor Comercial Sul, 510 Sul, 516 Sul e 504 Norte não abriram de 9h às 11h e nem de 16h às 19h. A paralisação também incluiu as unidades dos shoppings Conjunto Nacional, ParkShopping, Águas Claras e Pátio Brasil, no horário estendido de 17h às 20h.

“Protestamos contra a ampliação do horário de atendimento sem que haja, por parte do banco, preocupação com os bancários. Somos a favor da medida, desde que sejam dois turnos de trabalho, com mais bancários. A maneira como a decisão foi imposta deixa os funcionários sobrecarregados e acarreta prejuízos à vida social. Sem contar a falta de segurança em algumas agências”, afirma Edmilson Lacerda, secretário de Administração do Sindicato dos Bancários de Brasília.

No Distrito Federal, 11 locais funcionam dentro do novo formato. O objetivo do banco é chegar a 1,5 mil agências com horários ampliados em todo o território nacional. “Além de poucos funcionários atendendo e ainda trabalhando mais, o banco discrimina os usuários, já que no horário especial apenas os correntistas podem ser atendidos”, frisa Sandro Oliveira, diretor do Sindicato.

O movimento sindical cobra que o banco reveja a decisão. “O banco pode mudar essa realidade de insatisfação e exploração dos funcionários. Basta investir em mais contratações, mais segurança e não excluir usuários no atendimento”, diz Washington Henrique, diretor do Sindicato.

O Sindicato tem organizado uma série de protestos contra a ampliação do horário de atendimento da forma como está sendo feito. No dia 31 de agosto, as agências do Setor Comercial Sul foram fechadas pelo mesmo motivo.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram