Bancários da Bahia fecham parceria com Procon

No Dia Nacional do Consumidor, o Sindicato dos Bancários da Bahia e o Procon firmaram uma importante parceria. A intenção é ampliar as ações de fiscalização para obrigar os bancos a cumprirem a legislação.

O Sindicato já conta com uma importante ferramenta. Quem tem o aplicativo da entidade no celular pode fazer denúncias sobre desrespeito à lei dos 15 minutos, falta de estrutura, acessibilidade, venda casada e recusa de atendimento.

Agora, com a parceria com o Procon, as reclamações recebidas pelo aplicativo serão encaminhadas para o órgão, que vai promover fiscalização nas agências reclamadas. Vale destacar que os bancos estão entre as empresas mais autuadas pelos órgãos de fiscalização por descumprirem o Código de Defesa do Consumidor.

O desrespeito à legislação é consequência, sobretudo, da falta de funcionários, que gera sobrecarga de trabalho e prejuízos aos clientes. Para se ter ideia, no ano passado, foram fechados quase 10 mil postos de trabalho em todo o país.

Em reunião, nesta terça-feira (15), com o superintendente do Procon, Marcos Medrado, o presidente do Sindicato, Augusto Vasconcelos, denunciou ainda que, para desafogar as agências abarrotadas, há orientação da direção dos bancos para que os boletos de outras empresas sejam recusados. "Nosso Sindicato sempre fez a luta em defesa dos trabalhadores, mas também dos clientes, que sofrem com os abusos dos bancos, apesar dos altos lucros", completou.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram