Bancários capixabas fazem paralisação no Santander e Real contra as demissões

Nesta quarta-feira, 18 de fevereiro, Dia Nacional de Luta no Santander/Real, os bancários capixabas realizaram paralisação nas agências Real Praça Oito e Santander Centro de Vitória – das 8h às 11h. A atividade que aconteceu em todo o país lança a campanha “Santander/Real: Chega de Demissões!”, que tem como objetivo o fim imediato das demissões realizadas cinco meses após o início da fusão dos dois bancos.

No último mês de janeiro, em claro desrespeito aos bancários e clientes, a direção do Grupo Santander no Brasil demitiu mais de 400 trabalhadores e trabalhadoras do país pouco antes de divulgar um lucro de R$ 2,8 bilhões em 2008, somente em suas operações no Brasil.

As dispensas atropelaram um processo de negociação em que os empregados discutiam justamente formas de evitar a perda dos postos de trabalho no processo de fusão, como os programas de incentivo à aposentadoria e de realocação de funcionários. Além disso, a atitude da empresa contraria as declarações do banco, divulgadas na época da fusão, de que não haveria demissões.

Como os bancários temiam, o Santander-Real deu início a uma provável onda de demissões nas instituições financeiras neste primeiro trimestre do ano. As dispensas são justificadas pelos banqueiros pela crise econômica, contudo a alta lucratividade do setor bancário brasileiro prova que não existem motivos reais para isso.

De acordo com Jonathas Corrêa, diretor do Sindicato dos Bancários/ES e funcionário do Santander, isso demonstra o total desrespeito da direção dos bancos com seus empregados. “Precisamos reafirmar a luta da categoria pela garantia do emprego e direitos para todos os trabalhadores”, diz.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram