Banc rios sÆo eleitos para a dire‡Æo da UNI Am‚ricas

(São Paulo) Os bancários cutistas do Brasil garantiram duas vagas na direção do sindicato global UNI Américas. As eleições ocorreram na semana passada, durante a 2ª Conferência da entidade, que faz parte da UNI Mundial. Cerca de 370 trabalhadores de 25 países participaram do evento, realizado entre os dias 20 e 23 de março, em Mar Del Plata, na Argentina.

 

Vagner Freitas, presidente da Contraf-CUT, ocupa uma vaga no Comitê Executivo da UNI Américas. A primeira suplência também ficou com os bancários brasileiros ligados à CUT, sendo que o nome ainda não foi definido. A diretora da Contraf-CUT, Neide Aparecida Fonseca, segue como presidente da UNI América Mulheres (a escolha foi anterior à Conferência). Rubem Cortina, comerciário argentino, foi eleito presidente da entidade americana, que representa doze setores de atividade.

 

“O Congresso foi importante, pois discutimos muitos assuntos de interesse dos trabalhadores. Os bancários brasileiros colocaram em pauta discussões como o problema da terceirização, a luta por um trabalho decente e a promoção da igualdade de gênero, raça e etnia”, enumerou Vagner.

 

Segundo o secretario de Relações Internacionais da Contraf-CUT, José Ricardo Jacques, que também esteve no evento, foram aprovadas 25 moções, com temas que tratam de saúde e condições de trabalho, organização dos trabalhadores, regras obrigatórias para empresas multinacionais, seguridade  social, jovens no mercado de trabalho, igualdade de oportunidades, a questão do gênero, direitos individuais, emprego decente e rejeição ao neoliberalismo, entre outros.


“A Conferência transcorreu num clima de muita solidariedade, valorizando sempre o espírito do trabalho em conjunto. Aprovamos resoluções importantes, que ajudam a construir o nosso futuro. Tiramos um norte para que os sindicatos atuem na mesma direção”, comentou Jacques.

 

A nova diretoria vai comandar a entidade até 2011. Além de Vagner Freitas, Ricardo Jacques e Neide Fonseca, representaram os bancários na Conferência da Uni Américas a secretária-geral do Seeb SP, Juvandia Moreira, e a diretora Rita Berlofa.

 

Fonte: Contraf-CUT

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram