Banc rios do ES retardam abertura da agˆncia Central do Banestes

(Vitória) Os bancários do Banestes retardaram em duas horas a abertura da agência Central localizada na Praça Oito, em Vitória (ES), nesta terça-feira, 7. A unidade só abriu ao meio-dia. O protesto marcou a retomada da mobilização. Com discursos, faixas e um grande sapo de espuma que levava na boca os nomes do presidente do Banestes, Roberto Penedo, e do governador Paulo Hartung (uma referência ao ditado popular "estão na boca do sapo"), os bancários denunciaram a falta de compromisso do Governo e da direção do banco nas negociações. "O banco prometeu que voltaria a negociar após o fim da greve, mas isto não está acontecendo de fato", afirmou o presidente do Sindicato dos Bancários do ES, Carlos Pereira de Araújo, o Carlão.

 

A greve no Banestes durou 18 dias. Os bancários retornaram ao trabalho no dia 23 de outubro, dando um voto de confiança ao governo e à direção do banco, que prometiam retomar as negociações. Uma semana depois o banco marcou a primeira reunião, mas nada apresentou de novo. Na segunda reunião, realizada na segunda-feira, 6, a direção do Banestes só falou em corte dos dias de greve. O banco se recusou a discutir a contraproposta do Sindicato de reajuste salarial de 6,5%; equiparação do adicional por tempo de serviço ao valor pago pela Fenaban; pagamento da gratificação de 25% sobre todas as verbas salariais; PLR; abono-assiduidade; eleição de delegados sindicais e continuação do debate sobre a reposição das perdas salariais de 40,34%.

 

Hoje, às 18 horas, na sede do Sindicato, acontece plenária dos funcionários do Banestes para discussão do calendário de mobilização. Outras manifestações e paralisações deverão ser realizadas nos próximos dias.

 

Descumprimento de ordem judicial

O Banestes insiste no corte dos dias de greve, mesmo existindo uma liminar que determina o pagamento dos dois dias descontados de setembro. A liminar, concedida a pedido do Sindicato dos Bancários pela juíza da 12º Vara do Trabalho de Vitória, Roberta Guimarães, foi entregue ao presidente do banco, Roberto Penedo, no dia 24 de novembro. O Banestes ainda não cumpriu a decisão da Justiça.

 

Fonte: Seeb ES

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram