Banc rios de BH decidem entrar na Justi‡a contra a CI da Caixa

(Belo Horizonte) Em assembléia realizada no dia 18 de janeiro, os bancários da Caixa decidiram entrar com ação na justiça contra a Circular Interna – CI 293/06 que orienta todas as unidades a alterar a jornada de trabalho para 6 horas e reduzir salários de todos os ocupantes de cargos técnicos que ingressaram na Justiça para garantir a jornada. Na ação, os bancários reivindicam o reestabelecimento das 6h, sem a redução nos salários. A Circular Interna é uma forma de punição, pois determina a alteração da jornada de trabalho de oito para seis horas, com redução salarial.

A decisão da assembléia vem somar força a outras decisões de vários sindicatos de bancários espalhados pelo país que já entraram com ações na Justiça contra essa arbitrariedade da Caixa, que fere o direito de qualquer cidadão lutar judicialmente por seus direitos. No Pará e no Amapá os bancários conseguiram liminares e a Caixa não pode aplicar a CI 293 nesses estados. Se o banco insistir em manter a CI, pagará multa de R$ 500,00 por cada empregado que tiver o seu salário reduzido.

Sindicatos de bancários de todo o país realizaram manifestações para protestar contra a intransigência da Caixa. Em Belo Horizonte, no dia 20 de dezembro mais de 80 bancários participaram do ato realizado pelo Sindicato em frente à agência da rua Tupinambás. Mas apesar da pressão do movimento dos empregados, a direção do banco se manteve irredutível e informou que a revogação da norma está fora de cogitação.

Para o empregado da Caixa e presidente do Sindicato Fernando Neiva, nada justifica a intransigência e arbitrariedade da empresa neste momento. “Diante da posição irredutível da empresa não tivemos outra alternativa a não ser entrar na justiça, pois somente assim estaremos resguardando os nossos direitos”, afirmou.

O Sindicato reafirma que os empregados não são obrigados a aceitar essa alteração e orienta os bancários a não assinarem a opção, pois terão o seu salário reduzido. Qualquer empregado que seja pressionado para assinar a opção deve denunciar imediatamente ao Sindicato, através do telefone 3279-7823. O Sindicato manterá um plantão de atendimento de segunda a quarta-feira de 17h as 19h horas para esclarecimentos de dúvidas.
 
Fonte: Seeb BH

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram