Banc rios dÆo in¡cio … onda de protestos contra o Unibanco

(São Paulo) Os bancários de São Paulo deram início nesta quarta-feira, dia 10, a uma onda de protestos contra o Unibanco, que alterou de forma unilateral as regras de pagamento da RR (Remuneração por Resultados), prejudicando os funcionários. Também nesta quarta, a Contraf-CUT enviou um ofício para a direção do banco solicitando, “com a máxima urgência”, o agendamento de uma reunião para discutir a RR e suas recentes alterações.

 

“Na próxima sexta-feira, a Contraf-CUT vai realizar um chat com dirigentes sindicais do Unibanco do Brasil inteiro. Vamos debater a melhor forma de organizar a categoria para pressionar o banco e garantirmos uma distribuição mais justa do lucro da empresa para seus empregados”, afirmou Miguel Pereira, secretário de Finanças da Contraf-CUT. Mais informações sobre o chat serão repassadas aos sindicatos pela secretaria da Confederação ao longo da semana.

 

Miguel ressaltou a importância dos protestos dos bancários contra o Unibanco. “Este ato em São Paulo é só a primeira manifestação. A Contraf-CUT está orientando os sindicatos filiados a realizarem atividades e protestos com os funcionários do Unibanco em suas bases até o próximo dia 17”, disse o dirigente.

 

As mudanças na RR foram anunciadas pela direção do Unibanco na primeira semana do ano e pegaram os funcionários de surpresa. Sem qualquer consulta ao movimento sindical, as alterações profundas no pagamento da Remuneração por Resultados prejudicam os bancários.

A principal mudança é que a RR passa a ter descontados os valores pagos na PLR (Participação nos Lucros e Resultados), impacto que vai reduzir os ganhos dos bancários. Outro problema é que o pagamento continuará semestral, mas não haverá a antecipação mensal como ocorre desde janeiro de 2005, quando o programa foi criado.

 

“Embora a RR seja recheada de problemas, principalmente por estar condicionada a metas que trazem tanto assédio moral e doenças ocupacionais para a categoria, os bancários já contam com o dinheiro da Remuneração. Com as mudanças, o Unibanco está indo na contramão das reivindicações dos trabalhadores. Neste momento em que negociamos banco a banco uma melhora na distribuição dos lucros, a empresa quer diminuir os valores pagos aos bancários”, explicou Miguel.

 

A RR foi criada em janeiro de 2005 e é destinada a todos os funcionários das agências. O Resultado de Contribuição (RC) de cada agência era a base de cálculo do valor a ser recebido por cada funcionário, juntamente com outros critérios relacionados ao atingimento de metas, desempenho pessoal e rating de auditoria.

 

Clique aqui para ver como funciona o programa.

 

Fonte: Contraf-CUT

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram