Banc rio monta circo contra palha‡ada dos banqueiros em BH

(Belo Horizonte) Em comemoração ao Dia do Bancário, o Sindicato dos Bancários de BH e Região montou um circo em frente à agência do Bradesco da Rua da Bahia para exigir dos banqueiros uma postura séria na próxima rodada de negociação que acontece amanhã, dia 29 de agosto. O Bradesco foi escolhido por liderar a negociação na Fenaban e também por ser o banco que mais reprimiu as manifestações dos bancários na Campanha do ano passado.

 

Mesmo com chuva e sem lona, o "Cirque du Banqueiro" – montado para ironizar as propagandas do Bradesco com o Cirque du Solei – fez um belo espetáculo. O Sindicato espalhou cartazes com a frase: "Se o Bradesco fosse um circo, seria completo: põe bancários na corda bamba e faz cliente de palhaço". A população participou da apresentação da Cia de Palhaços Gigantes, que denunciou a exploração do sistema financeiro e criticou a palhaçada dos banqueiros na última negociação. Em reunião no 21 de agosto, os banqueiros se recusaram a atender todas as propostas dos bancários como aumento real, PLR mais justa, fim do assédio moral e mais segurança bancária. Além disso, ainda fizeram a proposta absurda de realizar o fechamento de acordo de dois em dois anos, com reajuste zero.

 

Numa manifestação irônica, os diretores do Sindicato também distribuíram bananas e abacaxis para a população – uma alusão à postura dos bancos, que dão "bananas" para as reivindicações dos bancários e colocam "abacaxis" nas mãos da categoria. A manifestação ainda contou com a apresentação musical de Ricardo Domingues, diretor do Sindicato e representante dos trabalhadores em cooperativas de crédito e financeiras, que prestou uma homenagem aos bancários pelo seu dia.

 

Para Cardoso, presidente do Sindicato, "em todo o país os bancários foram às ruas e demonstraram união em seu dia. Temos que permanecer unidos e mobilizados para vencermos a intransigência dos banqueiros e conquistarmos nossas reivindicações. Bancários, estamos todos de parabéns", comemorou.

 

Três datas em um só dia

Além do Dia do Bancário, 28 de agosto também é o Dia Nacional de Luta Contra o Assédio Moral e aniversário da Central Única dos Trabalhadores (CUT), que fez 23 anos. O "Cirque du Banqueiro" também criticou o assédio, que atinge 60% da categoria bancária, de acordo com a pesquisa nacional realizada este ano.

 

Fonte: Seeb BH

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram