BA: Bancários se unem em Dia Nacional de Luta em Defesa da Caixa em Conquista

O Sindicato dos Bancários de Vitória da Conquista e Região realizou nesta quarta-feira (18) uma mobilização em sua cidade sede para conscientizar a sociedade quanto as ameaças de privatização do governo Temer e os riscos da abertura do capital financeiro da Caixa Econômica Federal. A atividade, que foi realizada na Praça Barão do Rio Branco, faz parte da campanha nacional em defesa dos bancos públicos, que nesta quarta enfoca a luta em defesa da Caixa 100%.

O enfoque na Caixa se dá em virtude da tentativa do governo federal querer promover alterações no estatuto social do banco, de modo a permitir a abertura do capital do banco para investimento privado.

Recentemente o governo Temer anunciou um pacote de privatizações de 57 empresas públicas, como a Casa da Moeda, Eletrobras e o Aeroporto de Congonhas, aumentando o risco de os bancos públicos do país se tornarem alvos de projetos que querem entregar o patrimônio dos brasileiros ao empresariado.

A Caixa é o banco que, entre outras coisas, protege o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), o Seguro Desemprego e o Fundo do PIS/PASEP, gere programas sociais, como o Bolsa Família, Minha Casa Minha Vida, Pro-Jovem e Fundo de Financiamento Estudantil (FIES). Além de representar riscos a programas sociais, como financiamentos estudantis e de habitação, saneamento e infraestrutura urbana, a venda da Caixa trará prejuízos especialmente a população de baixa renda, desprezada pelos bancos privados movidos apenas pela busca de lucratividade.

Privatizar a Caixa é retrocesso:
ü traz prejuízos a toda sociedade, especialmente a população de baixa renda, desprezada pelos bancos privados que buscam apenas lucratividade e oferecem financiamento com altas taxas de juros;
ü representa risco a programas sociais, como financiamentos estudantis e de habitação, saneamento e infraestrutura urbana, já que o banco público que financia projetos voltados para o desenvolvimento social no país;
ü fatiar e entregar setores do banco para a iniciativa privada é abrir mão do patrimônio dos brasileiros e atender somente aos interesses do capital.

Fortalecer a Caixa é preciso para:
ü contratação de mais bancários para melhor atender a população;
ü ampliação dos serviços sociais;
ü redução das taxas de juros cobrada e aumento das linhas de crédito.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram