Assessor da CUT lança livro sobre a Bolívia no Sindicato dos Bancários do Rio

O Sindicato dos Bancários do Rio de Janeiro realizará no próximo dia 19 de novembro, às 19 horas, ato de solidariedade à Bolívia com a presença da consulesa geral, Shirley Orozco Ramírez, e do assessor da CUT Nacional Leonardo Wexell Severo, autor do livro Bolívia nas ruas e urnas contra o imperialismo, que será lançado no evento.

De acordo com Adeilson Telles, da executiva nacional da Central Única dos Trabalhadores, a América Latina vive um momento extremamente rico, “onde a integração se coloca na pauta como afirmação de soberania, com governos e povos buscando um desenvolvimento independente, livre das amarras da submissão, do neocolonialismo e do imperialismo norte-americano”.

“Com a eleição do presidente Evo Morales, a Bolívia retomou para si a sua principal riqueza, os hidrocarbonetos, colocando à disposição da nação recursos para a saúde, educação, previdência e reforma agrária, que impactaram positivamente na qualidade de vida de seu povo. O conhecimento deste processo reforça a solidariedade internacional que, neste momento, cumpre o importante papel de isolar os setores golpistas que querem desrespeitar o resultado soberano das urnas e fazer a roda da história girar para trás”, ressaltou Adeilson.

O lançamento do livro Bolívia nas ruas e urnas contra o imperialismo no Rio, avalia o dirigente cutista, contribui para aproximar a militância do movimento sindical e social do que realmente está acontecendo, colocando em debate temas como soberania alimentar e energética.

Em seu prefácio à segunda edição do livro de Leonardo Severo, a consulesa Shirley Orozo lembra que o autor se deslocou até Tarija, La Paz e Santa Cruz em três momentos chaves da confrontação política, realizando entrevistas com atores sociais decisivos, visitando os locais de conflito e acompanhando de perto o desenrolar dos acontecimentos. Para Shirley, “o livro possibilita o acesso a ‘outra informação’, dando subsídios para uma avaliação mais precisa sobre a realidade boliviana, geralmente invisibilizada pelos meios de comunicação no Brasil, formadores ou deformadores importantes da opinião pública”. “Uma mídia que, majoritariamente, aborda a problemática política e social de maneira míope, parcial, distanciada de qualquer objetividade e assumindo uma posição evidentemente contrária aos interesses nacionais, afrontando à maioria do país”, destacou.

O auditório do Sindicato dos Bancários do Rio de Janeiro fica na avenida Presidente Vargas, 502, 21º andar.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram